Opinião de Tiago Simões (Sonae MC): O Chato GTP
Por Tiago Simões, Director de Marketing da Sonae MC
Juro. Não queria escrever mais um texto sobre o ChatGPT. Daqueles que lhe pedimos para ele escrever, damos uns toques, e terminamos com o punchline a desvendar que foi escrito por uma máquina…
Assim abri o Word… e fiquei a olhar para a página em branco… mudei então para o browser, digitei chat.openai.com e pedi-lhe 10 alternativas de temas para uma coluna de opinião sobre a actualidade do marketing. Puff.
Então pensei… e o tema das tendências para este ano? Pode ser interessante. Fui ver a opinião dele…
Mas estamos em Portugal, quero as tendências para Portugal. Pumbas.
Depois pensei… hum, se em vez de escrever sobre o menino GPT, escrevesse sobre AI Generativa? É mais abrangente e menos usado. Perguntei-lhe então qual o impacto da AI Generativa no marketing… é isso! E lá apareceu!
Mas se é óbvia a sua utilização para nos ajudar a escrever uma coluna de opinião ou outro tema mais genérico, também nos pode ajudar no nosso dia-a-dia em praticamente qualquer assunto. É o que tenho feito em inúmeras ocasiões. Tenho exemplos pessoais e profissionais muito específicos.
Já lhe pedi ajuda para criar um nome para um centro de inovação com o cliente que o Continente vai abrir, para me ajudar no desenho de uma estratégia de conteúdos, na abordagem à distribuição porta a porta de folhetos ou, até mesmo, em algo tão específico como seja normalizar a descrição de produtos em etiquetas de lojas.
Não hesitem, assim, em usar esta ferramenta de forma recorrente.
Por muito específico que for o assunto, o ChatGPT ajuda-nos a ultrapassar a folha em branco e a ter uma primeira abordagem estruturada aos nossos temas. O impacto no marketing vai ser gigante, mas o que me espanta mais é como uma ferramenta tão potente aparece de um momento para o outro com esta qualidade e capacidade de surpreender o mundo inteiro, afectando a utilização do Google e com impacto relevante na sua capitalização bolsista, sem que a maioria de nós o conseguisse prever.
Sou atento aos temas tecnológicos, mas não me recordo de nenhuma novidade tão mágica como esta. Nenhuma surgiu de forma tão inesperada e com tanta relevância. Confesso que o hype da Inteligência Artificial, uma promessa de muitas décadas, se apresentava cada vez mais interessante, mas de forma alguma esperei que fosse tão revolucionário. E em todas as dimensões e momentos das nossas vidas.
Que maravilha!
Artigo publicado na revista Marketeer n.º 321 de Abril de 2023