Opinião de Sandra Alvarez (PHD): A importância das mad skills no universo das hard e das soft skills
Por Sandra Alvarez, directora-geral da PHD
No competitivo mercado de trabalho, a diferenciação é a chave. Essa diferenciação vinha do domínio das hard skills, as competências técnicas e, mais tarde, passou a contemplar também as soft skills, as competências emocionais e comportamentais, mas, recentemente, uma nova terminologia ganhou destaque: as “mad skills”.
As mad skills referem-se a competências únicas, por vezes até excêntricas, que não se encaixam nas categorias de hard ou soft skills. Podem incluir hobbies, interesses peculiares, ou conhecimentos e experiências não convencionais que uma pessoa desenvolveu na vida. Exemplos de mad skills podem ser a capacidade de resolver cubos mágicos em tempo recorde, conhecimentos avançados de barman, ou capacidades em desportos pouco comuns, ou massificados.
Enquanto as hard skills são competências mensuráveis adquiridas através de educação formal, formações, teóricas e práticas, e as soft skills se focam em atributos pessoais e traços de carácter, como a comunicação, liderança, empatia, essenciais para interagir e colaborar num ambiente colaborativo de trabalho, as mad skills destacam-se por serem individuais e muitas vezes não estarem directamente relacionadas com as capacidades profissionais, no sentido convencional. Mas podem complementar as hard como as soft skills, oferecendo uma visão mais holística das capacidades do colaborador.
Num mercado onde muitas pessoas têm qualificações técnicas semelhantes, por vezes adquiridas nas mesmas universidades, e onde as soft skilks já são muito trabalhadas, as mad skills podem ser um forte factor de diferenciação, num grupo de trabalho. Elas conseguem adicionar uma camada de singularidade ao perfil de um profissional, mostrando uma faceta mais pessoal e por vezes criativa, que pode em simultâneo trazer benefícios para o grupo e a empresa.
Profissionais que desenvolveram mad skills interessantes e pouco comuns tendem a trazer perspectivas únicas de resolução de problemas. Essas capacidades podem inspirar inovação e criatividade, estimulando novas abordagens aos projectos e às tarefas já desempenhadas.
As mad skills de um profissional podem contribuir de forma significativa para a cultura da empresa. Por exemplo, um colaborador com capacidades em organização de eventos pode enriquecer as actividades de team building, enquanto outro com talento musical pode animar eventos corporativos, podendo melhorar as relações interpessoais, aumentando a compreensão e o respeito mútuo entre os colegas. Isso pode levar a um ambiente de trabalho mais agradável, inclusivo, colaborativo, inovador e até produtivo.
Embora as mad skills parecem irrelevantes para o desempenho profissional, oferecem uma série de benefícios indirectos que podem melhorar o ambiente de trabalho e a dinâmica das equipas, mais ainda numa altura em que muitas trabalham de forma híbrida ou remota. Entender e cultivar um equilíbrio entre hard skills, soft skills e mad skills é essencial para o sucesso organizacional.
Artigo publicado na revista Marketeer n.º 333 de Abril de 2024