«O segmento da Barbie que mais cresce é o do Reveal.» Descubra o que é e o que não pode falhar na sua lista de compras deste Natal

Barbie, Hot Wheels, Fisher-Price, UNO, Cars, Scrabble, Polly Pocket e Monster High são algumas das marcas da Mattel que, ano após ano, estão referidas nas cartas ao Pai Natal dos miúdos. Mas também de alguns graúdos, uma vez que o mercado de brinquedos para adultos está em franco crescimento.

Numa conversa com Sara Marçal, Customer Marketing and Brand Communication Lead Portugal da Mattel, descobrimos que as grandes promoções de brinquedos das grandes cadeias de distribuição arrancam já este fim-de-semana e que há grandes surpresas do universo Barbie prestes a chegar às casas das crianças portuguesas.

Estamos a dois meses do Natal. O que é que representa o período de Natal para a Mattel e em particular para a marca Barbie?

Em geral, nos brinquedos, costuma-se dizer que o Natal representa cerca de 50%, um bocadinho mais em algumas marcas de brinquedos maiores como os chorões. Mas para a Mattel é mesmo cerca de 50%. Sendo que o Natal se estende por estes dois meses, já que no próximo fim de semana já começam as grandes promoções de brinquedos. Já começa a haver muito movimento. No último fim de semana de Outubro e primeiro de Novembro, as promoções que há nos supermercados representam quase, em média, 25% do total do que se vende no Natal.

Na marca Barbie segue a mesma tendência? 

Sim. 50% pode parecer um número alto, mas para a indústria dos brinquedos até é um número baixo. Porque nós temos muitas colecções e lançamentos ao longo do ano, de brinquedos e bonecas com preços mais acessíveis, mais de impulso e até colecionáveis. É o exemplo da linha das Barbies Fashionistas que têm preço recomendado de 15,99 euros. Lançamos mais de 30 diferentes por ano – algumas com cores diferentes, roupas diferentes, estilos diferentes – que as crianças vão coleccionando. Portanto, esse segmento das bonecas mais acessíveis, digamos assim, e as linhas mais dirigidas aos filmes do Verão, também representam um bom número de vendas.

Quais são os grandes lançamentos da Barbie para este período do Natal? 

Da Barbie vamos lançar uma série de animação que vai estar na Netflix – Os Mistérios dos Cavalos. Portanto, tudo o que é temas de cavalos – seja a Barbie e o seu cavalo, a Barbie Cavaleira, um estábulo, o cavalo – vão estar em destaque. Depois a casa da Barbie que será diferente da Casa Malibu, será uma casa de férias mais pequenina. Teremos também tudo o que tem que ver com a animação e conteúdo que temos tido dos mistérios e das magias. A magia e as sereias vão voltar a estar na moda. Uma das que eu acho que vai ter mais sucesso é uma Barbie que se transforma em borboleta e em princesa.

E há o segmento que está a crescer imenso e que neste momento é número um de vendas que é o que nós chamamos Pop! Reveal. São bonecas que só se descobre quais são quando a pessoa abre a embalagem. Pode ser pôr dentro de água saindo um pó mágico que a revela… A Pop! Reveal deste Natal tem uma temática à volta do bubble tea e é apresentada num copo que tem dentro a surpresa. Quando se rebenta, com a palhinha, sai um slime com cheiros e cores, havendo surpresas em mini cubinhos de gelo (a fingir). Aí é que se descobre a sua verdadeira Barbie. Esse segmento do reveal está muito na moda e é o segmento da Barbie que está a crescer mais.

Qual é o peso das linhas de merchandising?

Não sei dizer porque muitos dos negócios que temos são globais. Por exemplo a parceria que temos com o Grupo Inditex [Zara, Massimo Dutti, Bershka, Pull&Bear, Stradivarius, Oysho…] é global. E muitas vezes nem temos acesso às vendas feitas em Portugal porque alguns dos parceiros reportam vendas ibéricas ou europeias. Por isso não sei dizer. Mas tudo o que é consumer goods, não brinquedos, tem crescido bastante.

O coleccionismo está a crescer?

Existe um departamento na Mattel que se chama Mattel Creations que faz edições limitadas e de surpresa, postas à venda globalmente. Muitos portugueses estão envolvidos nisso, principalmente homens. As mulheres também no caso da Barbie. Mas o segmento que vemos crescer mais é em carrinhos e com os homens. É o coleccionismo.

Com os carrinhos Hot Wheels, estamos a crescer em Portugal, em unidades vendidas, mais de 40%. E é impressionante porque já era a marca número um de brinquedos em Portugal e, em cima disso, estamos a crescer 40%. Estes adultos estão muito ávidos e a comprar muita coisa.

O mercado de adultos, em termos globais, representa cerca de 30% das vendas (em valor) dos brinquedos. Não conseguimos dizer valores de Portugal porque não há estudos. O estudo da GfK, que é quem estuda o painel do Mercados dos Brinquedos, não faz a separação do que é adulto do que é criança.

Texto de Maria João Lima

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