O Marketing B2B à Bol(ei)a do Europeu 2024

Por Ana Barros, CEO da Martech Digital

Para os marketers, o primeiro apito soa muito antes dos 90 minutos do jogo. No vasto campo do desporto, o marketing é o verdadeiro motor que impulsiona a visibilidade, a popularidade e o crescimento. E o futebol, mais do que um desporto, é uma linguagem universal que une pessoas e cria laços emocionais profundos. Assistimos no tempo do Scolari como um seleccionador brasileiro uniu o povo português. E com as empresas isso não é excepção! O futebol nada mais é do que uma plataforma para as empresas fortalecerem relações com colaboradores, parceiros e clientes, bem como para se posicionarem estrategicamente no seu sector de actuação.

Grandes acontecimentos da actualidade geram sempre oportunidades para o marketing, seja por que canal for – estádio, televisão, rádio, internet, outdoor ou redes sociais – milhões de pessoas celebram um evento do futebol! Acredito que são óptimas oportunidades para as empresas alinharem as suas mensagens com temas que já estão no top of mind das pessoas. E o Campeonato Europeu de Futebol 2024 não será excepção!

Para as empresas que têm como objectivo comunicar com outras empresas (comunicação business-to-business – B2B), ainda há tempo para organizar uma estratégia de marketing e comunicação 360º que aproveite ao máximo este evento europeu. Com a atenção global voltada para o torneio, é a oportunidade perfeita para demonstrar a eficácia dos seus serviços e destacar-se num cenário altamente competitivo. Desde a criação de conteúdo temático envolvente, à implementação de campanhas interactivas nas redes sociais ou até proporcionar uma experiência memorável com a sua empresa – como assistir a um jogo importante num camarote VIP -, as possibilidades são infinitas. Mas como comunicar isto no mundo B2B?

Comecemos pelo exemplo da Atos, parceira oficial de tecnologia da UEFA, que lançou uma campanha destacando como a sua infraestrutura de TI suportava todos os aspectos tecnológicos do torneio, desde a gestão de dados dos jogos até à segurança cibernética. A campanha incluía case studies, vídeos explicativos e webinars sobre a importância da tecnologia em eventos desportivos. Da mesma forma, a Grifols, com a sua campanha “Health and Performance”, focou-se na importância da saúde e do desempenho, tanto para os jogadores quanto para os profissionais de saúde que apoiam o torneio, realizando webinars, publicando artigos sobre saúde desportiva e recorrendo à utilização dos seus produtos em contextos de alta performance.

Este tipo de acções não só posicionam as empresas como líderes nas suas áreas de actuação, como também geram os tão desejados leads qualificados.

Reforçar a sua presença no mercado através de campanhas de branding estrategicamente alinhadas com o torneio, como o patrocínio de equipas, jogadores ou eventos relacionados ao Euro 2024, pode posicionar a empresa como líder no seu sector, associando-a a valores positivos como o trabalho em equipa, a excelência e a perseverança.

Adicionalmente, com conteúdo divertido e interactivo, as empresas podem agitar as redes sociais como uma verdadeira claque. Criar uma sondagem sobre os resultados dos jogos, curiosidades sobre os países participantes e concursos de palpites em conjunto com os colaboradores, não só aumenta a visibilidade da marca, mas também cria uma ligação com os seguidores.

No contexto de networking proporcionado por eventos como o Euro 2024, o marketing relacional ganha uma importância ainda maior. No mercado B2B, onde as vendas são construídas sobre confiança e relacionamentos sólidos e duradouros, reforçar estas conexões é crucial. Utilizar este evento para fortalecer laços com clientes existentes e potenciais, através de interacções pessoais e campanhas direccionadas, pode fazer toda a diferença. Somos a cultura da cervejinha, do tremoço, da bifana e dos caracóis –, logo, o convívio e as relações interpessoais são fundamentais. Que tal convidar um dos nossos prospects para assistir a um jogo no escritório?

No final, o Euro 2024 não é só uma competição emocionante de futebol, mas um palco onde as empresas podem mostrar o seu melhor jogo. E, com as estratégias certas, podem garantir que, tal como no futebol, saiam vencedoras, ou pelo menos, recordadas.

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