O Instagram é a rede social de engagement, mesmo com o Facebook a liderar
Os resultados da XII Edição do Observatório de Marcas nas Redes Sociais, elaborados em conjunto com a Alkemy, Gestazion e Metricool, depois de analisar a actividade de 206 marcas no Facebook, Instagram, YouTube, X (Twitter), LinkedIn, TikTok e Twitch, mostram como se tem verificado um aumento das comunidades de networking dentro das grandes empresas.
Em contrapartida, após um pico histórico em 2023, o total de interacções diminui 33%. Em termos de alcance, o Facebook continua a manter a liderança com 62% da quota em Espanha e o X (Twitter) continua a ser a plataforma com o maior número de publicações, com 61% do total.
O Instagram ocupa o primeiro lugar em termos de quota de envolvimento (61%), seguido do YouTube, que registou uma melhoria notável de 12% para 22% em 2024.
Também consolidou a sua posição como a plataforma com o maior número de interacções: 68% do total. Para além disso, a eficiência é o valor que tem apresentado os melhores resultados ao longo dos anos, o que indica que as marcas são cada vez mais eficientes e conseguem melhores resultados com menos esforço.
Outras redes sociais como o Twitch dispararam, registando um aumento significativo da média de seguidores, de 15.141 em 2023 para 80.855 em 2024.
Dos 23 sectores analisados, 13 já têm uma presença nesta plataforma. E o TikTok não fica muito atrás, com um rácio médio de envolvimento de 5,75 e uma média de 18 173 visualizações. As contas com mais de 50.000 seguidores atingem, em média, 91.362 visualizações, superando as contas mais pequenas.