O herói do marketing tecnológico
Por Ana Barros, CEO da Martech Digital
Já todos sabemos que tecnologia e marketing têm de andar necessariamente de mãos dadas. Somos invadidos diariamente com o aparecimento de N ferramentas de apoio ao marketing e à decisão dos negócios. O profissional de marketing de hoje, já não está dependente do geek da tecnologia para implementar as suas estratégias de marketing e apresentar resultados à direcção. Este profissional tem ao seu dispor ferramentas friendly que lhe permitem não só planear, como implementar e analisar os resultados das estratégias de marketing. E aqueles que são profissionais verdadeiramente versáteis e com visão tech, são aqueles que se irão destacar. Eis que surge assim o Chief Marketing Technologist Officer (CMTO), o herói moderno dos departamentos de marketing, que surge como uma figura chave para assegurar a sinergia e a agilidade entre as áreas de marketing e tecnologia pura e dura.
A agilidade é palavra de ordem, até porque as preferências e exigências dos potenciais clientes mudam rapidamente. O mercado actual está marcado pela crescente digitalização e intensa concorrência, procura aumentar a flexibilidade, agilidade e eficiência nas organizações para garantir a sobrevivência e o crescimento. No entanto, agilidade não se limita à velocidade, abrange harmonização de operações, tecnologia, pessoas, princípios e valores. No departamento de marketing, o CMTO tem a missão desafiante de integrar estes elementos da forma mais eficiente possível. Afinal, é quem mais tem a visão holística da empresa a nível dos processos da jornada de compra do cliente e dos sistemas de informação de apoio.
Como o nome indica, a grande missão deste capitão é alinhar as estratégias de marketing com as tecnologias mais “quentes” do momento. Actua como uma ponte estratégica entre a equipa de marketing, que fala a língua dos clientes, e as soluções tecnológicas, que oferecem as ferramentas para implementar as estratégias e avaliá-las. Os seus objectivos macro devem passar por impulsionar a eficácia dos processos, o envolvimento do cliente e o crescimento das organizações com resultados mensuráveis.
Através da supervisão de tecnologias de apoio ao marketing, o CMTO avalia, selecciona e implementa soluções tecnológicas, alinhadas com os objectivos da empresa. Exemplo disso, são ferramentas de marketing automation e CRM, como um Salesforce ou um Hubspot, ou ferramentas de IA, como ChatGPT ou Dall-e. A criação desta nova posição surgiu como uma reacção à interdependência crescente entre marketing e tecnologia, acompanhando o progresso constante de novas tecnologias.
Ser o herói Martech do departamento não é fácil. Existe uma grande necessidade de se manter actualizado com as últimas tendências tecnológicas e dar resposta às exigências da empresa e do público. Também tem como tarefa procurar ferramentas que optimizem os processos e liderar a adopção de tecnologias que ajudam a empresa a adaptar-se a estas mudanças, sejam elas sobre automação de processos ou análises em tempo real.
É uma posição com uma natureza desafiadora e multifacetada. Além da típica pressão que existe nos departamentos de marketing, o CMTO deve provar o retorno sobre o investimento das iniciativas de marketing através da tecnologia, dependendo também de um grande apoio organizacional. É, de facto, muito importante que o CMTO receba apoio adequado por parte da empresa para implementar o que seja necessário para que a estratégia se torne eficiente.
Por isso, não é só sobre tecnologia e marketing – também será sempre sobre pessoas. A complexidade inerente à função exige um suporte organizacional digno da Liga da Justiça. O CMTO actua como um catalisador ao incentivar e impulsionar a colaboração entre os departamentos para a implementação adequada das estratégias de marketing e tecnologia. Na minha opinião, o CMTO tem um papel activo na quebra de barreiras entre departamentos e os temíveis silos organizacionais.
Esta figura multifacetada impulsiona a eficácia, o envolvimento do cliente e o crescimento organizacional de forma sustentada, garantindo resultados mensuráveis. O seu sucesso está intrinsecamente ligado à capacidade de navegar na intersecção entre tecnologia, estratégia de marketing e cooperação organizacional.