O design que é para todos
A IKEA chegou a Portugal há 18 anos. Actualmente com cinco lojas espalhadas pelo país, a marca sueca tem vivido uma história de amor com os portugueses, contribuindo para uma verdadeira “democratização do design”.
Além das lojas em Alfragide, Loures, Loulé, Matosinhos e Braga, a marca disponibiliza, também, uma plataforma de vendas online, seis estúdios de planificação – Coimbra, Setúbal, Cascais, Seixal, Sintra e Leiria – e vários pontos de recolha de encomendas em todo o país. Integrada num grupo internacional, a IKEA Portugal tornou-se um case study no grupo internacional. «Temos das melhores métricas de marca relativamente a todos os países que têm IKEA», afirma Mónica Sousa, directora de Marketing da IKEA Portugal, salientado o orgulho de trabalhar uma marca como a IKEA, mas também a responsabilidade de continuarem «a fazer coisas diferentes e realmente empáticas para os portugueses».
Inaugurada no nosso país em 2004, a empresa sueca tem vivido um caso de sucesso, ou uma história de amor com um final feliz com os portugueses, e a justificação é simples: «Penso que estas métricas se devem ao facto de conseguirmos contar histórias que são relevantes para os portugueses. A nossa casa é o nosso refúgio e é muito importante que ela reflicta o nosso estado de espírito. Por isso, consideramos importante passar esta ideia de que as pessoas conseguem sempre encontrar uma solução, independentemente do budget que têm. E é nisto que estamos muito focados, mesmo em relação ao grupo. Temos sido dos países que mais está a liderar este tema da democratização do design, que é, na verdade, o que está na génese da IKEA», salienta a mesma responsável.
Pouco tempo depois do lançamento de uma nova campanha, que reforça, precisamente, a democratização do design que a IKEA tem proporcionado aos seus clientes, conversámos com Mónica Sousa sobre essa mesma campanha e passos seguintes, sobre os valores e missão da marca em Portugal e sobre questões tão importantes como: “Afinal, vamos ao IKEA ou à IKEA?”.
Veja esta Marketeer Talk na íntegra, aqui: