Nike leva ténis com sangue humano do músico Lil Nas X a tribunal
Lil Nas X divulgou ontem um par de ténis que contém uma gota de sangue humano na sola. Desenvolvido em parceria com o colectivo online MSCHF – que lançou no ano passado uma campanha no TikTok através da qual pagava aos utilizadores para falarem mal de marcas –, trata-se de uma versão modificada dos Nike Air Max 97s decorada com uma referência ao versículo Lucas 10:18 da Bíblia, em que é abordada a queda de Satanás do céu.
Segundo a CNBC, a Nike não gostou que o músico e o MSCHF utilizassem um dos seus modelos sem autorização e decidiu avançar para tribunal. A marca iniciou um processo por violação dos direitos de marca nos Estados Unidos da América, tendo nomeado o MSCHF como alvo. O músico Lil Nas X não é incluído no processo legal.
“Existem já provas de confusão significativa e de diluição a ocorrer no mercado, incluindo apelos a boicotes à Nike em resposta ao lançamento dos Satan Shoes do MSCHF com base na ideia errada de que a Nike autorizou ou aprovou este produto”, lê-se no processo submetido pela Nike.
Já depois de ter avançado com o processo, a Nike voltou a sublinhar que não tem qualquer tipo de relação com o colectivo online ou com Lil Nas X e que aguarda novidades por parte do tribunal.
O MSCHF confirmou que os ténis, designados “Satan Shoes”, contêm uma gota de sangue humano no interior da sola, recolhido junto da própria equipa. Ao todo, existem 666 pares destes Nike modificados, colocados à venda por 1.018 dólares e rapidamente esgotados.