New in Town: Há uma nova revista de lifestyle no mercado

nit redimEstá no ar desde o passado dia 18 de Novembro a New in Town, depois de meses com presença activa nas redes sociais. Esta é uma publicação exclusivamente online, com conteúdos que abrangem áreas como cultura, gastronomia, desporto, lifestyle, tecnologia e moda.

A revista é uma ideia original de Ricardo Martins Pereira, actual director da New in Town, e de Jaime Martins Alberto, director-adjunto. «É um projecto pessoal, virado para as pessoas que pensam e gostam das mesmas coisas que nós», revela Jaime Martins Alberto à Marketeer.

A revista pretende completar uma lacuna de mercado na área das publicações de lifestyle e quer apostar na agilidade no tratamento dos assuntos com uma vertente multimédia. «O nosso objectivo é dar todas as notícias em primeira mão nas seis principais secções da revista. Queremos fazê-lo ao minuto, todos os dias, e sempre com um ângulo original e criativo, capaz de atrair os leitores mais exigentes», conta o director-adjunto.

As secções são seis: Restaurantes, Cultura, Estilo, Bem-Estar, Tecnologia e Fim-de-Semana, com «conteúdos diferentes do que existe no mercado actual. O tipo de linguagem, abordagem e dimensão multimédia que damos nos nossos artigos é completamente diferente de qualquer outra revista ou jornal online», segundo Jaime Martins Alberto. Críticas, bases de dados com hotéis e restaurantes, entrevistas exclusivas e sugestões, crónicas e vídeos com reportagens e entrevistas são alguns dos formatos ao dispor dos leitores.

A interacção com os leitores é uma das apostas da equipa da New in Town. «A nossa relação com os leitores é muito próxima, eles fazem parte da NiT. Podem criticar, escrever artigos, fazer reservas para restaurantes, hotéis, hostels, turismo rurais ou, simplesmente, ligar-nos directamente para pedir conselhos e dicas. Somos uma redacção aberta.»

«Ninguém vai deixar de ler a New in Town porque comprou a Time Out»

Os dois fundadores são antigos jornalistas da Sábado, uma experiência que acabou por ser «determinante no sentido em que as nossas experiências profissionais se conjugaram na perfeição», explica Jaime Martins Alberto: «O Ricardo Martins Pereira foi o fundador e editor da revista Tentações. Eu já tinha fundado e editado o site da Sábado e lançado a revista digital e era, quando saí, editor de sociedade» da revista semanal do grupo Cofina.

As comparações com a Time Out são inevitáveis, apesar de o director-adjunto distanciar os dois modelos: «A Time Out é uma revista física que não aborda os temas da mesma forma que a NiT e não procura o mesmo público-alvo. Ninguém vai deixar de ler a New in Town porque comprou a Time Out. São duas revistas diferentes que se podem cruzar em alguns temas.»

A New in Town, detida pela MadMen, conta com três accionistas: a Global Mind e os dois fundadores. Não foi difícil conseguir patrocinadores para este projecto, revela Jaime Martins Alberto: «A nossa primeira e única reunião foi com a Global Mind, que aceitou imediatamente fazer parte deste projecto. Não fazia sentido procurar mais parceiros.»

Em termos de modelo de negócio, há «projectos novos» em carteira, a serem «anunciados em breve», tal como as marcas associadas. «Este projecto é gerido de forma muitíssimo rigorosa. Pretendemos atingir a sustentabilidade o mais depressa possível com metas perfeitamente alcançáveis e razoáveis», sublinha Jaime Martins Alberto. Há ainda a possibilidade de lançamento de uma edição em papel, mas ainda sem um «conceito perfeitamente definido», explica o profissional não antecipando a periodicidade de uma eventual edição física.

Findos os poucos dias de lançamento do projecto, apesar de ainda ser cedo para balanços, a primeira impressão é positiva, tendo superado as expectativas da equipa, conta Jaime Martins Alberto, com «250 mil pageviews, 75 mil visitantes únicos e um aumento de 30% nos fãs do Facebook» no dia do arranque.

Texto de Pedro Carreira Garcia

Artigos relacionados