Nas artes da auto-estima
M.ª João Vieira Pinto
Directora de Redacção Marketeer
Há umas semanas, numa aldeia a mais de três horas de distância da capital Lisboa, conheci uma tecedeira que, além de ter recuperado tradição local nos velhos e pesados teares de madeira, decidiu inovar. Jovem, quis combinar outras criações e levar mais longe a arte de cruzar fios. Tão longe sonhou que Louboutin a descobriu. E, hoje, daquela aldeia que se atravessa em pouco mais de cinco minutos de carro, saem sacos pedidos e encomendados pelo designer que ficou conhecido pelas solas vermelhas dos seus sapatos.
Há uns anos, a Marketeer já tinha escrito sobre Alex e Gabi. Brasileiros, fizeram de Portugal, e de Cascais, a sua terra de acolhimento e vida. Uma vida que, entretanto, entregaram à arte de fazer peças únicas em cerâmica. E tão únicas são que os pratos criados no StudioNeves se sentam à mesa dos maiores Michelin do mundo, entre o D.O.M. de Alex Atala, o El Celler de Can Roca em Espanha, ou o Mirazur em França, estes dois últimos três estrelas.
Como na Oficina Marques, sonhada por Gezo Marques e José Aparício Gonçalves e que, a partir da recuperação de técnicas manuais como a tecelagem, a carpintaria ou a cerâmica, conseguiram que novos olhares se voltassem para ofícios de sempre. Seja o Hotel & Spa La Belle Juliette Paris, o Hotel 1908 Lisboa, ou o restaurante Soul Garden Lisboa!
Sempre gostei de muito do artesanato que o nosso País produz. Por isso, também sempre me custou o seu “abandono”, o ser preterido por tendências modernas importadas de outras geografias, o ser “piroso” ou menos adequado a ter lá em casa, o encerramento de lojas tradicionais, a não transmissão de saberes entre gerações. E claro que, por isso, se houve gosto que me deu o crescimento do Turismo – e, logo, maior abertura de restaurantes, hotéis, cafés ou bares – foi precisamente esse: o de assistir à recuperação de muitos saberes ancestrais. E, com eles, à recuperação do orgulho do bem-fazer em português! O que mais desejo? Que não se perca este nível de auto-estima tantas vezes esquecido (e ao qual damos páginas nesta Marketeer).
Editorial publicado na revista Marketeer n.º 321 de Abril de 2023