‘Não me chames Muffin, chama-me McDalena’ ganha Ouro em prémios de publicidade em Espanha

A McDonald’s, com a ajuda da TBWA Espanha e da OMD, ganhou o ouro para a melhor ação tática e melhor campanha com um orçamento inferior a 250.000 euros nos prémios Eficacia2024.

Com a intenção de aumentar o serviço McCafé em Espanha, a McDonald’s avaliou o portfólio de produtos disponíveis para identificar aqueles que poderiam ser úteis para impulsionar este posicionamento.

Um dos produtos avaliados foi o muffin, cujo nome era estranho para os consumidores, que exigiam que fosse chamado por um nome mais local. Assim, nasceu a ideia de os batizar de McDalenas, uma alusão à palavra espanhola magdalenas.

A McDonald’s decidiu mudar o nome para chamar a atenção do público para o McCafé e lançou uma campanha de exterior com a mensagem “Não me chames Muffin, chama-me McDalena”. Além disso, foi criado o McDalena Day com um incentivo na aplicação e encerrado com uma ação na aldeia de La Magdalena, na província de León, para manter o volume de conversa elevado e continuar a valorizar a escuta social ativa.

Graças a esta ação, o McCafé e o seu produto local estrela foram posicionados no imaginário coletivo com mais de cento e quatro milhões de impactos, que se transformaram em 700.000 visitas nos três meses da ação.

Tudo isto se traduziu num crescimento de 26,1% das vendas do McCafé, um aumento de 20% em relação ao total da categoria (QSR), uma duplicação das vendas de pastelaria e um aumento de 10% das vendas de café.

Por último, a marca McCafé registou um aumento de 8% na notoriedade da marca e atingiu 30% no atributo “local preferido para beber café”.

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