Namorar deixou de ser simples: do “Benching” ao “Shrekking” conheça os termos do namoro contemporâneo

Notícias
Marketeer
15/11/2025
11:30
Notícias
Marketeer
15/11/2025
11:30


Partilhar

O mundo dos relacionamentos está a evoluir mais rápido do que conseguimos acompanhar e com ele surgem novos termos que descrevem comportamentos amorosos tão confusos quanto, por vezes, desanimadores. Entre “Benching”, “Cushioning” ou o infame “Shrekking”, 2025 parece ser o ano em que namorar deixou de ser simples, refere a euronews.

Se sempre achou que o amor verdadeiro era complicado, a realidade digital do século XXI leva a que muitos se sintam perdidos. As apps de namoro transformaram o romance em um jogo de estratégias, filtros e interações online, onde pequenas ações podem ter grandes significados. E, claro, onde surgem novas palavras para descrever cada comportamento estranho que encontramos pelo caminho.

Alguns exemplos:

Benching – Tratar alguém como reserva, mantendo-o interessado enquanto se procura algo “melhor”. É o clássico “ficar na mão do banco”.

Breadcrumbing – Dar pequenas migalhas de atenção, sem intenção de compromisso, apenas para manter alguém interessado.

Cushioning – Flertar com outros enquanto se está numa relação, criando uma rede de segurança para o caso de algo correr mal.

Shrekking – Aceitar alguém por quem não se tem atração real, seja para se sentir superior ou na esperança de ser tratado melhor.

Banksying – Afastar-se de alguém lentamente, sem avisar, de modo que o término seja surpresa para a outra pessoa, enquanto quem “Banksy” já se desligou mentalmente.

Pocketing – Esconder a relação, evitando apresentar o parceiro a amigos ou não publicando nada online.

E há ainda termos como Loud Looking (flertar abertamente mesmo estando numa relação), Monkey barring (saltar de parceiro em parceiro) ou Throning (namorar alguém apenas pelo seu estatuto social). Tudo isto faz parte de um novo vocabulário que tenta dar sentido a comportamentos que, até agora, pareciam apenas confusos.

 




Notícias Relacionadas

Ver Mais