A NielsenIQ nomeou Nacho San Martín como novo diretor-geral para a Península Ibérica. San Martín sucede a Luis Simões, que deixa a posição após menos de um ano para iniciar uma nova etapa profissional.
A empresa afirma que esta transição representa um “passo decisivo na estratégia para 2026”, focada na consolidação de soluções tecnológicas e no crescimento omnicanal em Espanha e Portugal.
Nacho San Martín conta com mais de 15 anos de experiência internacional, grande parte deles na GfK, onde liderou transformações empresariais em três continentes como diretor-geral em várias divisões, incluindo regiões estratégicas da Europa, Médio Oriente, África e Índia.
No último ano, ocupava a vice-presidência global de Automação e Óptica da NIQ, com base em Dubai, e entre 2022 e 2023 foi vice-presidente regional de T&D para EEMEA e Índia na empresa. Entre 2014 e 2023 esteve oito anos na Kantar, tendo iniciado a carreira na Research International e na ABB Espanha. Adicionalmente, tem experiência académica como professor associado na Universidade Complutense e na IE Business School.
O novo diretor-geral irá centrar-se na otimização da análise de dados de consumo e retalho, oferecendo soluções de alto impacto que impulsionem o crescimento dos parceiros comerciais da empresa.
“É um privilégio regressar à Península Ibérica num momento tão dinâmico para a nossa indústria. O meu objetivo é aplicar a minha perspetiva global para criar soluções centradas no cliente que transformem a complexidade do mercado em oportunidades de crescimento. Compreendo profundamente o papel crítico dos insights de retalho, consumo e comércio eletrónico atualmente. Trabalharemos para que a NIQ continue a ser o parceiro estratégico que garante uma execução de excelência para os nossos clientes em Espanha e Portugal”, afirmou Nacho San Martín.














