MultiOpticas: A olhar por si, sempre!

Para desfrutar em pleno da vida, cuidar da saúde visual é fundamental. Sintomas como dores de cabeça, fadiga visual e visão desfocada são alertas de que pode precisar de usar óculos ou de ajustar a graduação. Mas não há motivos para preocupações, a MultiOpticas disponibiliza consultas de optometria gratuitas e não poupa em soluções para proteger os seus olhos com estilo e protecção.

Os óculos de sol são um acessório indispensável durante todo o ano, mas especialmente nos meses mais quentes tornam- se ainda mais essenciais. Com a exposição prolongada aos intensos raios solares, é prioritário cuidar da visão.

Tendo sido eleita uma Marca de Confiança dos Portugueses e Escolha do Consumidor, a MultiOpticas aposta numa estratégia clara, que passa por um posicionamento bem definido e coerente com os valores e essência da marca, onde o cuidado e confiança são os factores mais relevantes e distintivos. «Para nós, toda a jornada de consumidor tem de ser capaz de transmitir este posicionamento, oferecendo produtos de alta qualidade, serviços e profissionais de excelência e uma óptima experiência de compra. Todas as actividades da marca têm também elas de estar alinhadas e responder ao propósito da mesma: cuidar da saúde visual dos portugueses. Tem sido esta coerência e alinhamento que tornam a MultiOpticas na marca que é hoje», afirma Sandra Silva, directora de Marketing e Digital da MultiOpticas.

CAMPANHAS DE VERÃO

Sendo esta época do ano uma das mais importantes para as grandes campanhas, a MultiOpticas considera que esta é uma oportunidade para fazer chegar a sua mensagem aos seus diversos públicos-alvo. Segundo Sandra Silva, o target da marca é muito transversal e, para proporcionar soluções para todos, a MultiOpticas disponibiliza recursos que respondem às diversas necessidades, procurando, ao longo do ano, incorporar elementos que gerem maior identificação com os diferentes públicos e ter campanhas e promoções que respondam a cada tipo de necessidades específicas. «Exemplo disso é a nossa campanha de Verão, em que o Fernando Daniel recomenda ir à MultiOpticas cuidar da saúde visual e aproveitar os 50% de desconto em óculos de sol ou óculos de sol graduados, na compra de uns óculos graduados. Esta campanha tem tipicamente um target identificativo mais jovem, pelo que, em simultâneo, temos uma campanha promocional dirigida a quem usa lentes progressivas e não quer ou não precisa de óculos de sol ou óculos de sol graduados», sublinha.

O Verão tem sabor a férias, festivais de música, viagens pelo país e pelo mundo, mas o que não falta mesmo é o sol e praia, e por isso as categorias de sol e lentes de contacto ganham especial relevância para a marca, nunca descurando as categorias de lentes graduadas e armações, «que são o nosso core business e onde nos diferenciamos», defende Sandra Silva. Esta é uma forma de maximizar o cross-selling, como é o caso da campanha lançada este mês, na qual o cantor Fernando Daniel surge como novo embaixador da marca, e que, como já referido, na compra de óculos graduados, a MultiOpticas oferece um desconto de 50% em óculos de sol (graduados ou não). «Mas também podemos reforçar o nosso stock de lentes de contacto para as férias, com a oferta de uma caixa na compra de três», destaca a directora de Marketing e Digital da MultiOpticas.

MARKETING PELA DIFERENÇA

Após a pandemia, e com a entrada em força do digital, também o sector das Ópticas passou a contar com novas formas de comunicação com o público. Na opinião da mesma responsável, nos últimos anos, o sector de retalho óptico tem sentido uma grande evolução, tendo os principais players aumentado a sua presença online. «A aposta crescente na educação e sensibilização para a saúde visual transformaram-se em plataformas de activação das marcas, contribuindo para o fortalecimento do posicionamento e para narrativas de marca proprietárias», aponta.

Nesse sentido, e embora o preço seja um dos aspectos mais valorizados pelos consumidores, a confiança continua a fazer a diferença neste tipo de investimento. «A compra de óculos graduados é, por norma, uma compra de elevado valor e é por essa razão que o preço é tão importante. Mas não só. Precisamente porque representa um esforço para a maioria dos portugueses, as pessoas querem estar seguras e ter confiança que estão a comprar a solução mais adequada para si», menciona Sandra Silva, acrescentando que, neste segmento, «também a proximidade, através de um atendimento especializado e dedicado», são amplamente reconhecidos pelos seus clientes.

O consumidor de hoje é mais exigente e a escolha de uma marca e fidelização à mesma passa pela capacidade de acompanhamento, sendo crucial estar disponível para manter um diálogo com o seu cliente. «No retalho óptico, este acompanhamento assume especial importância pelas próprias características dos produtos comercializados. Em média, um cliente leva dois a três anos a renovar os seus óculos e, por norma, durante este período surgem imprevistos com os quais contará com a sua óptica para os resolver. Esta fase para nós é extremamente relevante e, por isso, damos garantia vitalícia a todos os nossos clientes. Para além disso, temos também o compromisso de 100% satisfação ou reembolso e consultas visuais gratuitas. Estamos cá para todo o apoio e ajustes necessários ao longo dos anos», explica a profissional da MultiOpticas.

PRESENTE E FUTURO

A televisão é o meio mais importante para o marketing de ópticas, continuando a ser muito relevante pelas próprias características do meio: alcance vs custo por contacto. O crescimento digital não veio diminuir o peso dos meios tradicionais porque trabalha diferentes objectivos, mas torna a comunicação mais diversificada, mais próxima e presente.

Nesse sentido, de que forma a digitalização está a influenciar a comunicação e marketing da MultiOpticas? Sandra Silva responde: «A digitalização tem vindo a permitir que a MultiOpticas trabalhe a omnicanalidade de forma efectiva. Tornou mais fácil a comunicação com os nossos clientes e potenciais clientes de forma continuada e consistente, nas diversas fases do funil de compra, transformando hoje a MultiOpticas numa das maiores marcas TOM.»

Mas continuando a sua grande missão – cuidar da visão dos portugueses – a MultiOpticas acredita que esta é uma marca de todos e para todos. «Trabalhamos todos os dias para garantir o acesso a cuidados e produtos que são vitais para a vida de qualquer pessoa, porque estamos a falar da visão», reflecte. Procurando colmatar as dificuldades daqueles que precisam, através de uma oferta de produtos e serviços vasta, adaptável à condição económica de cada um, a MultiOpticas considera que existe também uma franja da população sem acesso a estes cuidados de saúde. «Nestes casos, a partir das nossas ligações a várias ONG, conseguimos chegar até estas pessoas através das unidades móveis de rastreios e oferecemos óculos a quem não tem condições para os adquirir», assegura Sandra Silva.

A marca considera, assim, que trabalha ao longo do ano de forma invisível para o grande público, mas existe um período muito importante, o Mês da Visão, em Outubro, focado na sensibilização para a importância da saúde visual, durante o qual as crianças assumem um especial destaque. «Aqui, desenvolvemos acções e comunicamos nacionalmente, queremos projecção e visibilidade, porque acreditamos que temos o papel de educar para as questões de saúde visual, sensibilizando os pais para o impacto da visão no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. No ano passado, tivemos o projecto do “Zoo das Formigas”, que tem vencido vários prémios», contextualiza a directora de Marketing e Digital da MultiOpticas.

Num cenário de inflação e retracção financeira, a MultiOpticas continua ao lado dos seus clientes: «A MultiOpticas sempre teve produtos e soluções para todos e para todas as carteiras. Temos óculos graduados monofocais a partir de 39 euros, para adultos e crianças. No entanto, temos vindo a sentir maior racionalização da compra, sem ser necessariamente à procura de baixo preço ou menor qualidade, muito pelo contrário. Sentimos que, por haver menos orçamento disponível, os nossos clientes procuram soluções de elevada qualidade, de forma a comprar melhor para comprar menos.»

Para os restantes meses do ano, os grandes objectivos da MultiOpticas passam por «continuar a ser considerada a principal marca do retalho óptico e garantir o acesso a cuidados e produtos visuais de qualidade para todos os portugueses», conclui Sandra Silva.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing das Ópticas”, publicado na edição de Junho (n.º 323) da Marketeer.

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