Mudam-se os tempos, mudam-se os gastos: 5 tendências que estão a transformar o consumo

Notícias
Marketeer
23/07/2025
15:00
Notícias
Marketeer
23/07/2025
15:00
consumo


Partilhar

A crescente diferença no custo de vida, a abordagem proativa dos consumidores em relação à saúde e o surgimento de atividades sociais alternativas estão entre as maiores tendências que influenciam os gastos dos consumidores este ano, de acordo com o Relatório de Tendências de Consumo de 2025 da WARC.

A incerteza económica continua a lançar sombras sobre o sentimento do consumidor, mas está em curso uma mudança, à medida que os consumidores passam de gastos cautelosos para gastos mais intencionais. A ênfase no controlo também se aplica a outros aspetos das suas vidas, particularmente na forma como consomem informação, gerem o seu bem-estar e se ligam a outras pessoas.

Compreender as mudanças no comportamento do consumidor e as motivações por detrás das mesmas ajudará as marcas a manterem-se à frente do mercado e a manterem a sua relevância para os clientes.

Esta análise baseia-se principalmente em dados de consumo do nosso parceiro de investigação, a GWI, e complementada por conhecimento de diversas fontes.

Baseado na metodologia GEISTE, patenteada pela WARC, o relatório faz parte do programa Evolution of Marketing, que fornece aos profissionais de marketing insights sobre as tendências emergentes e as mudanças significativas no setor.

Cinco tendências que moldam os gastos dos consumidores:

  1. A polarização dos gastos dos consumidores: A diferença entre as famílias mais ricas e as mais pobres está a aumentar, exacerbando as diferenças nos seus gastos.
  2. A crescente credibilidade dos criadores individuais: A atenção do consumidor está cada vez mais a virar-se para as fontes de informação não tradicionais.
  3. A humanização da IA: Espera-se que a inovação em torno dos agentes de IA transforme a forma como os clientes interagem com as marcas.
  4. Uma abordagem proativa à saúde: A crescente consciencialização sobre a saúde e os avanços na monitorização da saúde estão a capacitar os consumidores para assumirem um maior controlo sobre a sua saúde.
  5. Reescrever as regras da ligação social: Os consumidores, especialmente as gerações mais jovens, estão a repensar a forma como passam tempo juntos.



Notícias Relacionadas

Ver Mais