A retalhista britânica Marks & Spencer (M&S) deu mais um passo na digitalização da sustentabilidade ao implementar etiquetas UV invisíveis nas garrafas de leite de quatro pint (cerca de 2,27 litros), disponíveis nas suas lojas no Reino Unido. A iniciativa visa melhorar o rastreamento das embalagens durante o seu percurso no sistema de reciclagem.
Desenvolvida em parceria com a empresa de tecnologia de reciclagem Polytag, esta solução permite à M&S aceder a dados em tempo real sobre a reciclagem das suas embalagens, uma ferramenta estratégica para alinhar com as obrigações da nova legislação de Responsabilidade Alargada do Produtor (EPR).
As etiquetas UV são aplicadas nos rótulos das garrafas e tornam-se legíveis apenas através de equipamentos especializados, instalados nas unidades de triagem de resíduos. Após os consumidores depositarem as embalagens para reciclagem, os sensores da Polytag detetam as garrafas e transmitem os dados para um sistema central.
Este processo oferece à M&S uma visibilidade sem precedentes sobre o ciclo de vida da embalagem, permitindo:
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Monitorizar objetivos de sustentabilidade com maior rigor;
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Validar a veracidade das declarações de reciclagem;
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Melhorar a conformidade com as regulamentações EPR;
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Reduzir potenciais custos associados à gestão de resíduos.














