Mourinho vale mais do que Guardiola

mourinhoO “Special One” é o treinador mais valioso do momento em termos mediáticos, com um valor de mercado a rondar os 25 milhões de euros. É esta a conclusão de um estudo do IPAM – The Marketing School sobre o valor, do ponto de vista do marketing, de José Mourinho e Pep Guardiola.

No dia em que a FIFA dá a conhecer qual foi o melhor treinador do mundo em 2011, distinção que deve recair sobre “Mou” ou Guardiola (apesar da concorrência de Sir Alex Ferguson, do Manchester United), a investigação do IPAM atesta a rivalidade dos dois treinadores… fora das quatro linhas. Num estudo que teve como objectivo “avaliar a reputação, a popularidade e a notoriedade” dos treinadores de Real Madrid e Barcelona, a instituição concluiu que “José Mourinho é actualmente o treinador de futebol mais valioso do momento”, em termos de valor de mercado.

De acordo com o estudo, “o treinador português apresenta valores bastante superiores aos de Pep Guardiola nas dimensões receitas, media, web e social”, alguns dos parâmetros utilizados para medir e comparar o valor de imagem. Na Internet, por exemplo, a diferença da presença e exposição dos dois treinadores que dominam o futebol espanhol é abismal: no Google, com 35 milhões de pesquisas, o técnico português bate Guardiola, que atinge os 20 milhões, nota o IPAM.

Já nas dimensões palmarés e impacto “ambos os treinadores apresentam valores semelhantes”, devido, sobretudo, ao sucesso desportivo de Guardiola enquanto jogador de futebol.

Avaliadas todas as dimensões, o IPAM conclui que José Mourinho apresenta um valor potencial de mercado de 25 milhões de euros, mais cinco milhões do que o treinador e ex-jogador da equipa catalã.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...