Montiqueijo cria “Mini Fábrica de Queijo” em parceria com a Science4You
MARKETEER CONTENTSA Montiqueijo, uma das principais produtoras de queijo em Portugal, juntou-se à famosa Science4You para desenvolver o brinquedo “Mini Fábrica de Queijo”, que se tornará a diversão perfeita para os pequenos fãs de culinária.
Perfeito para crianças a partir dos oito anos, este brinquedo promete uma experiência educativa, dando-lhes a oportunidade de conhecerem e explorarem o processo produtivo do queijo de modo interativo e prático. As duas empresas portuguesas uniram-se, assim, para despertar mais interesse da pequenada pela nutrição, ciência e produção alimentar, em particular neste segmento dos laticínios.
Incentivando os mais novos a tornarem-se verdadeiros chefes de cozinha e a produzirem o seu próprio queijo fresco e requeijão caseiros, este lançamento inclui um kit completo com os acessórios e utensílios necessários para produzir este alimento tradicional português, nomeadamente formas, coalho microbiano, gazes de rede fina, espátula de plástico, elástico e copo de medição.
“Tínhamos esta ideia há algum tempo e estamos muito entusiasmados por a apresentar ao mercado. A Mini Fábrica é uma ótima oportunidade para as crianças aprenderem mais sobre a produção tradicional de queijos, e um excelente passatempo para criarem receitas deliciosas com a família”, explica Dina Duarte, Diretora Geral da Montiqueijo.
A “Mini Fábrica de Queijo” já está disponível para compra na loja online da Science4you, bem como através de encomenda diretamente à Montiqueijo.
Sobre a Montiqueijo:
Fundada em 1963 pelo casal Carlos e Ludovina Duarte na região saloia, a Montiqueijo – Queijos de Montemuro é atualmente uma das principais empresas portuguesas produtoras de queijo fresco, requeijão e queijo curado, com selo Portugal Sou Eu. Em 1999 nasce a Agroleite situada em Canha, no Montijo, uma empresa dedicada à produção de leite que atualmente reúne mais de 1500 animais. Hoje, as duas empresas formam o Grupo Montiqueijo, e desta forma a Montiqueijo torna-se na única marca do setor com o circuito completo do processo produtivo, ou seja, produz o cereal que alimenta os animais, cria e cuida das vacas leiteiras, realiza a recolha e controlo do leite, que é a matéria-prima na sua produção dos queijos, e por fim, realiza o embalamento do produto final.
Pioneira a retirar o cincho dos seus queijos em 1998, a Montiqueijo conseguiu uma redução em grande escala do plástico utilizado (menos 40-60 toneladas por ano), em 2019 a empresa voltou a conseguir reduzir o plástico das suas atuais embalagens em 30%, tornando-as menos espessas. Foi também a primeira empresa do seu setor a instalar um sistema fotovoltaico que se destina ao autoconsumo e que permite atualmente 15% de autossuficiência (média mensal). Com os 628 painéis solares instalados, produz 146 toneladas de queijo com recurso exclusivo de energia solar, consequentemente reduz as suas emissões de dióxido de carbono de forma significativa.
Ao longo dos anos, a empresa tem vindo a conquistar muitos prémios e certificados, com destaque para os Prémios Sabor do Ano 2018, 2019 e 2020, IFS Food desde 2018, Intermarché Produção Nacional 2017 e Prémio Nacional da Agricultura 2017, Prémios de Responsabilidade Social APEE: Produção e Consumo Sustentáveis em 2019, Prémio Comunidade em 2020, Prémio Redução de Impactes na categoria Ambiente 2022 e Prémio Comunidade 2023.