Missão Social: Agir e pensar com a comunidade

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As operações diárias do Montepio Associação Mutualista têm uma missão intrinsecamente social, o que reflecte a sua natureza como instituição mutualista inserida no sector da economia social. Com mais de 600 mil associados, esta associação não só oferece modalidades mutualistas e serviços de Poupança e Protecção, como desempenha um papel crucial no apoio às comunidades, especialmente àquelas que se encontram mais vulneráveis.

De acordo com Maria Angélica Aires, responsável pelo Gabinete de Responsabilidade Social do Montepio Associação Mutualista, «a solidariedade é igualmente central na estratégia de responsabilidade social corporativa, quer através do voluntariado corporativo, quer dos apoios concedidos através da Fundação Montepio. Esta forma de actuação assegura o envolvimento das várias áreas orgânicas e dos trabalhadores».

Em matéria de solidariedade e apoio à comunidade, pode destacar-se, por exemplo, o projecto “Frota Solidária”, iniciado em 2008. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Montepio e, até ao momento, já assegurou a oferta de 268 viaturas adaptadas a outras tantas instituições particulares e de solidariedade social (IPSS).

Segundo a responsável, este programa, que constitui a iniciativa de maior dimensão, em termos financeiros, da Fundação Montepio, «é também a mais emblemática e de maior impacto na melhoria das condições de vida das pessoas e no incremento dos serviços prestados pelas IPSS». Já sobre o valor financeiro, esclarece que «provém do montante recebido, anualmente, através da consignação fiscal e do orçamento da Fundação Montepio, por via de dotação anual atribuída pelo Montepio Associação Mutualista».

QUATRO EIXOS, UMA MISSÃO

Maria Angélica Aires afirma que «a estratégia de sustentabilidade do Montepio Associação Mutualista está, neste momento, a ser revista, em função das melhores práticas e com recurso à análise combinada da percepção interna de criação de valor e do impacto quanto aos temas mais críticos». Nesse sentido, o Comité de Sustentabilidade, responsável pela definição e monitorização da estratégia de sustentabilidade do Grupo Montepio, «garante um trabalho planeado, participado por todos os intervenientes e orientado para a sociedade, com especial enfoque nas dimensões social e ambiental».

Este comité integra três níveis de competências: «Um Plenário de Decisores, um Núcleo Executivo e um Secretariado Técnico.» Em relação ao primeiro, no qual têm assento representantes das empresas do Grupo Montepio, «compete- lhes a definição das linhas estratégicas de sustentabilidade e a aprovação de todas as iniciativas, projectos e resultados da intervenção realizada». Em seguida, ao Núcleo Executivo, «compete a identificação das métricas para a avaliação do desempenho da estratégia de sustentabilidade; a aferição do grau de cumprimento; o apuramento das acções desenvolvidas em matéria de sustentabilidade; e a elaboração do relatório de sustentabilidade do Grupo Montepio». Por último, a responsável explica que «o Secretariado Técnico apoia o funcionamento do Plenário de Decisores e do Núcleo Executivo».

Não obstante, os princípios orientadores dos actuais eixos de intervenção permanecem válidos e aplicáveis num enquadramento cada vez mais tridimensional: «Ambiente, Social e Governo (ESG).» Nestes termos, o eixo da «Afirmação de Identidade» centra-se na consolidação da sustentabilidade económica e da responsabilidade social do Grupo Montepio, com objectivos estratégicos bem definidos, entre os quais: a definição de uma política de sustentabilidade em cada entidade do grupo; o desenvolvimento do Montepio Associação Mutualista como uma das maiores mutualidades da Europa e como uma das entidades associativas de referência da economia social; a afirmação do Banco Montepio como estrutura de banca ética; o posicionamento do Banco Montepio como o banco da economia social; a consolidação do papel da Fundação como parceira e financiadora social relevante; a integração da sustentabilidade entre o Grupo Montepio e as suas partes interessadas.

Já sobre o eixo da «Focalização nas Pessoas», a instituição pretende «manter e reforçar a humanização das relações entre o grupo e as suas diversas partes interessadas, internas e externas». Para o efeito, definiu como objectivo estratégico a valorização dos seus trabalhadores e das suas interacções, seja no que diz respeito às questões de género, seja na inclusão de pessoas com deficiências e incapacidades ou na conciliação entre a vida pessoal, profissional e familiar, com destaque para o apoio à natalidade e parentalidade ou às famílias cuidadoras – cuidadores informais não principais. Em relação ao eixo da «Cooperação, Parceria e Cadeia de Valor», a profissional esclarece que pretende promover «a parceria entre os diversos sectores económicos, assim como uma política ética de gestão de fornecedores, em prol do desenvolvimento sustentável do País».

Neste âmbito, o Montepio Associação Mutualista definiu os seguintes objectivos estratégicos: o reforço das relações e a rentabilização de sinergias dentro do grupo; o desenvolvimento de uma cartografia de recursos externos e o estímulo à sua convergência; o alargamento da capilaridade e foco na intervenção; o fortalecimento das redes de parceria internas e externas e a promoção do tecido empresarial e da economia social; e a adopção de uma política de exigência de cumprimento de critérios de sustentabilidade relativamente aos fornecedores.

Por último, no que diz respeito ao eixo da «Promoção Ambiental», sublinha que a instituição actua na redução e reposição da pegada ecológica; na sensibilização de todas as partes interessadas para o cumprimento das medidas de protecção ambiental; e no envolvimento de todos os trabalhadores na implementação de boas práticas.

O Montepio Associação Mutualista tem vindo a solidificar a sua posição como uma instituição que vai além da oferta de produtos complementares de segurança social, focando-se também no bem-estar e na construção de comunidades sustentáveis. Nesse sentido, procura «um diálogo permanente com as entidades e pessoas que integram as suas partes interessadas», como os associados, trabalhadores e a comunidade envolvente.

«O diálogo com os nossos associados é assegurado pelos canais de envolvimento disponibilizados e que visam reforçar a relação. Neste âmbito, destaca-se a rede de gestores mutualistas, com abrangência nacional; a rede de mediadores mutualistas, enquanto canal alternativo e complementar, e os canais à distância, como o website institucional, o portal My Montepio, a Linha de Apoio ao Associado e as comunicações digitais».

Através destes canais de envolvimento, é disponibilizada uma «oferta mutualista completa, com modalidades de poupança, protecção e saúde ao longo da vida». Não obstante, o envolvimento do Montepio Associação Mutualista vai mais além e «engloba a promoção de uma diversidade de iniciativas culturais, formativas, lúdicas e de bem-estar», no âmbito do Projecto AMMe – Associação Mutualista Montepio Experiências.

No que diz respeito aos trabalhadores, estes são preponderantes para o desenvolvimento do Montepio Associação Mutualista e do Grupo Montepio, contribuindo, em simultâneo, para a criação de valor e vantagens competitivas. Prova disso é o prémio de Mérito Escolar do Grupo Montepio, promovido pelo Montepio Associação Mutualista. Esta iniciativa já vai na segunda edição e, segundo a responsável, tem por objectivo «reconhecer o desempenho escolar dos filhos dos trabalhadores de todas as empresas do Grupo Montepio, atribuindo aos vencedores de cada edição planos de poupança mutualista, bem como programas de literacia financeira e mutualista».

Ao nível da comunidade em geral, o Montepio Associação Mutualista procura fortalecer laços, seja através do apoio a causas e comunidades, seja através dos projectos apoiados a partir da Fundação Montepio ou de iniciativas de voluntariado corporativo. Além de promover a coesão das equipas, «o voluntariado corporativo fortalece a relação entre os trabalhadores das várias empresas do Grupo Montepio e a comunidade». Em 2023, por exemplo, foram realizadas acções de voluntariado que abrangeram regiões de norte a sul do País.

«Para além das acções de voluntariado corporativo de cariz social, em parceria com as comunidades locais, os trabalhadores do Grupo Montepio participaram activamente em acções de cariz ambiental como, por exemplo, na limpeza de jardins, no apoio à construção de hortas pedagógicas ou na plantação de árvores em locais públicos», sublinha. Essas actividades fortalecem, segundo Maria Angélica Aires, os laços comunitários e a consciência ambiental, incentivando práticas sustentáveis entre os participantes.

As iniciativas não ficam por aqui, com a responsável a destacar também a Corrida Montepio ou a Corrida Pelicas. Estas acções permitem, através das receitas provenientes das inscrições, contribuir com donativos para instituições particulares de solidariedade social.

Os projectos permanentes, como o portal de educação financeira Ei, dedicado à disponibilização de conteúdos e de ferramentas de educação financeira; ou os espaços atmosfera m, de Lisboa e Porto, abertos a todos, onde as crianças podem participar em actividades educativas, desportivas ou culturais.

Já sobre as metas estabelecidas no domínio da sustentabilidade, o Montepio Associação Mutualista está determinado a dar um passo fundamental para a consciencialização e melhoria das práticas ambientais.

A título de exemplo, a responsável identifica algumas das medidas, entre as quais a desmaterialização da comunicação externa e interna; a redução do consumo de combustíveis, electricidade e papel; a recolha selectiva de resíduos sólidos; a distribuição de equipamentos de água filtrada (com ligação à rede pública) nos edifícios centrais; a substituição de equipamentos AVAC por equipamentos mais eficientes com gases refrigerantes menos agressivos para o ambiente; ou a manutenção do plano de substituição da frota automóvel por viaturas eléctricas ou plug-in.

PARCERIAS, PRÉMIOS E DESAFIOS

O Montepio Associação Mutualista é parceiro de várias entidades nas quais a acção está centrada no desenvolvimento e na implementação da sustentabilidade ESG. Em destaque, estão, por exemplo, as parcerias com o Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial (GRACE), a Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), a Confederação Portuguesa de Voluntariado, através da participação activa em grupos de trabalho.

O Montepio Associação Mutualista já foi, por diversas ocasiões, reconhecido nas áreas da sustentabilidade e responsabilidade social.

Entre 2017 e 2020, alcançou também o selo de Qualidade de Excelência em Gestão de Programas de Voluntariado Join4Change, da Confederação Portuguesa de Voluntariado.

Em 2018, por exemplo, foram vários os reconhecimentos, a saber: diploma de reconhecimento no âmbito da Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Boas Práticas, do Programa Voluntariado Corporativo do Grupo Montepio, pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial; diploma de reconhecimento pela iniciativa “5.ª Edição do Programa Voluntariado Corporativo do Grupo Montepio”, na 1.ª Edição do Prémio de Voluntariado Elza Chambel, do GRACE; diploma de reconhecimento pela iniciativa “7.ª Edição do Programa Voluntariado Corporativo do Grupo Montepio”, na 1.ª Edição do Prémio de Voluntariado Elza Chambel, do Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, GRACE.

No ano seguinte, o Montepio Associação Mutualista obteve o diploma de reconhecimento na categoria de Grande Empresa, pela iniciativa “Jantares Comunitários do Montepio”, na 2.ª Edição do Prémio de Voluntariado Elza Chambel, do GRACE. Em 2020, a associação conquistou o prémio de reconhecimento de Práticas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no eixo dos objectivos do Desenvolvimento Sustentável, concretamente no objectivo 12: Consumo e Produção Responsável, atribuído pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE). Por último, destaque também para a renovação do selo de qualidade de excelência em Gestão de Programas de Voluntariado Join4Change, da Confederação Portuguesa de Voluntariado em 2021.

Relativamente aos desafios, a responsável aponta «a integração de práticas sustentáveis como um esforço formativo, dirigido internamente e, em seguida, estendido à comunidade». Além disso, considera que «é vital reforçar diariamente a urgência e a integração dessas práticas em todas as áreas e operações da instituição ». Em jeito de conclusão, Maria Angélica Aires explica que, no terreno, o desafio está na optimização das soluções já implementadas e na adaptação às novas necessidades das comunidades.

Este artigo faz parte da edição de Janeiro (n.º 330) da Marketeer.

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