Missão Continente financia testes a cuidadores informais

A Missão Continente associou-se ao programa “Famílias Seguras” e irá financiar cerca de 2700 testes à Covid-19 aos cuidadores informais de todo o País que fazem parte deste programa.

Promovido pelo Centro de Testes de Ciências e pela Faculdade de Ciências da ULisboa, em parceria com a Associação Nacional de Cuidadores Informais (ANCI), o programa “Famílias Seguras” pretende, durante quatro meses, disponibilizar testes de saliva, regulares e gratuitos, a cuidadores informais, pessoas cuidadas e familiares em convivência directa. Ao associar-se a este programa de vigilância epidemiológica, a Missão Continente irá financiar o rastreio de cerca de 40 famílias que integram este programa.

Actualmente, estão abrangidas pelo programa “Famílias Segura” 70 famílias de cuidadores informais no território continental português, num total de cerca de 220 pessoas. Para já, estão previstos serem efectuados, entre Março e Julho, cerca de 4000 testes à Covid-19, mas o programa poderá, posteriormente, ser alargado a mais famílias de todo o País.

O rastreio será feito através de testes semanais em amostras de saliva, colhidas em casa pelos próprios participantes e enviadas para testagem no Centro de Testes de Ciências. «Sendo um procedimento simples, minimamente invasivo e seguro, a colheita de saliva não requer um técnico de saúde especializado ou a deslocação a um centro de testagem, o que reduz não só o risco de transmissão, mas também os custos associados, permitindo testar regularmente um maior número de pessoas», explicam as entidades envolvidas no projecto.

Ainda de acordo com as mesmas entidades, o programa “Famílias Seguras” vem apoiar uma população cujo estatuto já é oficialmente reconhecido desde 2019 (“cuidador informal”), mas que, «apesar da sua importância acrescida em contexto de pandemia, não tem previsto um plano de vigilância e contingência específicos». Segundo os dados da Eurocarers, há 1,1 milhões de cuidadores informais em Portugal, número que terá aumentado durante a pandemia.

O programa “Famílias Seguras” conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...