A Associação Nacional das Farmácias (ANF) assinala o seu 50.º aniversário com uma profunda renovação da sua identidade institucional e da marca Farmácias Portuguesas, numa estratégia integrada que pretende reforçar o papel das farmácias na vida dos portugueses e reposicionar a organização num setor em rápida transformação.
Sob o mote “A vida passa pela Farmácia”, a ANF lança também uma nova campanha multimeios que celebra a presença contínua e essencial das farmácias nos momentos mais marcantes da vida dos cidadãos.
A celebração do cinquentenário traz consigo um novo ecossistema de marcas, assente numa arquitetura monolítica que pretende unificar e modernizar a comunicação da organização. O objetivo: garantir maior coerência, reforçar a relevância institucional e adaptar a imagem da ANF aos desafios de uma sociedade cada vez mais digital e exigente.
A nova assinatura institucional, “ANF. Uma voz pela Saúde”, traduz a missão da Associação de representar ativamente o setor farmacêutico e de contribuir para um sistema de saúde mais próximo, eficiente e centrado nas pessoas.
“O que hoje apresentamos é mais do que um rebranding é uma afirmação do compromisso da ANF com a Saúde, com as Farmácias e com o país. Queremos estar mais unidos, mais alinhados e mais preparados para continuar a fazer a diferença na vida das pessoas”, afirma Ema Paulino, presidente da ANF.
O restyling da identidade visual, da responsabilidade da agência Havas, moderniza a linguagem gráfica da organização e das suas marcas associadas, mantendo uma ligação clara à história e aos valores construídos ao longo de cinco décadas. O design system agora implementado permite articular coerência visual com a flexibilidade necessária a cada submarca da ANF.
A renovação da presença digital acompanha esta transformação com o lançamento de um novo website (www.anf.pt) que reflete a visão da Associação e disponibiliza conteúdos relevantes para profissionais e público em geral, reforçando os pilares da transparência, proximidade e inovação.
A nova campanha das Farmácias Portuguesas parte de um insight poderoso: as farmácias fazem parte da vida das pessoas, desde o nascimento até à velhice. Mais do que um local de entrega de medicamentos, são um espaço de escuta, cuidado e orientação.
A campanha, com criatividade da Havas, dá corpo a esse posicionamento, explorando a relação emocional e duradoura entre os portugueses e as suas farmácias. O filme principal estará presente em televisão, rádio, digital e redes sociais, com ativações nativas e display, garantindo cobertura nacional e presença em múltiplos touchpoints.
A marca Farmácias Portuguesas reforça assim os valores que a distinguem no setor: competência, confiança, proximidade e evidência científica. E apresenta também um novo propósito claro e centrado nas pessoas: “Pela Saúde, cuidamos com proximidade”.














