Marketing mix, agentes de IA e “menos é mais”: Estas são as tendências de marketing digital para 2025 do Google

A menos de um mês de entrar em 2025, são feitas contas ao que aí vem e tenta-se prever quais as tendências que marcarão o próximo ano. Um artigo da Think with Google reuniu as principais tendências e previsões do marketing digital para 2025 com base nos contributos de visionários do Google de toda a Europa, Oriente Médio e África.

A conclusão é de que estarão em destaque a integração de ferramentas de IA nas estratégias de marketing, regressarão modelos de mix de marketing, o comércio social através de vídeos interativos deverá crescer, e a importância do marketing ético e consciente em que o “menos é mais”.

O artigo sublinha ainda a personalização baseada em dados e práticas sustentáveis e inclusivas para criar ligações duradouras entre as marcas e os consumidores.

No que diz respeito ao mix de marketing, Dyana Najdi, diretora-geral da publicidade do Google do Reino Unido e Irlanda, considera que a fragmentação das redes sociais, orçamentos cada vez mais apertados e mudanças constantes na privacidade colocam a eficácia da mídia em destaque em 2025.

Tendo os modelos de mix de marketing (MMMs) desempenhado sempre um papel fundamental neste campo, ajudando as marcas a se destacarem e entenderem o que realmente está a funcionar para gerar impacto nos negócios, esta é uma ferramenta importante. Ainda assim, há uma necessidade — e demanda — crescente por insights mais granulares e acionáveis.

Antes complexos e caros, os MMMs de hoje são mais inteligentes, rápidos e oferecem uma visão holística do desempenho entre departamentos.

Outra tendência é a utilização de inteligência artificial (IA) como um “Diretor Simplificador”. Ou seja, segundo Guillaume Roques, diretor sénior de marketing do Google Cloud na Europa, a disseminação destes “diretores simplificadores”, ou seja, agentes de IA, acelerará massivamente em 2025, à medida que se tornem mais acessíveis e fáceis de construir. Antigamente, era necessário ter um sistema de informação para adotar a tecnologia, mas agora os agentes de IA capacitam-no a integrar perfeitamente a IA nas suas operações.

O marketing mais consciente, com menos ruído e em que o “menos é mais” também é uma das principais estratégias que se virá a adotar no próximo ano tendo em conta os bons resultados desta forma de comunicar com o consumidor.

Outra tendência é o marketing de aplicativos que se foca em impulsionar ações dentro do app, utilizado a IA para melhorar a experiência do utilizador ou ainda o “o imperativo ético no marketing”, sendo que este é descrito como mais do que uma tendência: “é a base para o sucesso a longo prazo”.

Artigos relacionados