Marketers B2B: Preparados para a rentrée?
Por Ana Barros, CEO da Martech Digital
Setembro já chegou e, com ele, aquele cheirinho de rentrée — altura ideal para os marketers B2B pararem e (re)pensarem as suas prioridades e estratégias até ao final do ano. A verdade é que o mercado está sempre a mudar, com avanços tecnológicos e as expectativas dos clientes em constante evolução. Então, o que nos reserva o futuro do marketing B2B? O Relatório do LinkedIn, The B2B Marketing Organization of Tomorrow, dá-nos algumas pistas sobre os próximos passos e é a partir dele que faço estas reflexões.
Para entrar no último trimestre do ano uma das principais dicas do Relatório é começar por rever os planos de marketing, com o foco apontado ao que traz mais valor ao negócio. Sabemos que os orçamentos de marketing estão divididos por várias frentes — redes sociais, desenvolvimento criativo, eventos, marketing de conteúdo e por aí adiante. No entanto, é fundamental que os marketers alinhem os seus recursos de forma directa com os objectivos de crescimento da empresa. Isto significa, dar prioridade a acções que tragam resultados concretos e mensuráveis até ao final do ano.
E por falar em resultados, o relatório sublinha algo importante: Apesar de 7 em cada 10 profissionais afirmarem que já têm as ferramentas certas para medir o impacto das suas campanhas, muitos ainda sentem a pressão de mostrar resultados (e rápido!). A rentrée é, portanto, o momento perfeito para as equipas de marketing reforçarem as suas capacidades de análise de dados e ajustarem as suas estratégias de mensuração. O objectivo? Garantir que cada acção de marketing contribui de forma (mensurável) para o sucesso da empresa.
A tecnologia, claro, tornou-se o pulmão do marketing. 2 em cada 3 marketers já estão a usar a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) nas suas campanhas, beneficiando de um aumento de produtividade e rapidez na criação de conteúdos. Além disso, as empresas que investem na formação contínua dos seus colaboradores irão destacar-se pela sua preparação para os desafios a longo prazo. O relatório aponta que 55% das empresas já estão a investir em formação em GenAI, mostrando que a aprendizagem é a chave. Tendo isto em conta, os profissionais de marketing devem rever os seus planos de formação e assegurar que as suas equipas estão bem formadas em novas competências de IA e análise de dados.
Mas nem tudo é tecnologia. O LinkedIn também destaca a criatividade como um ponto crítico. Hoje, 64% dos marketers estão a dedicar mais orçamento à experiência do cliente e 9 em cada 10 estão a apostar em campanhas mais ousadas e criativas. Vídeos curtos, por exemplo, continuam a ser uma ferramenta poderosa, com um dos maiores potenciais de retorno sobre o investimento (ROI). Portanto, as equipas de marketing devem explorar novas formas criativas de se conectarem com os seus clientes, criando experiências que envolvam e emocionem.
E o papel dos CMOs? O mesmo relatório mostra que os CMOs estão a assumir um papel cada vez mais relevante no crescimento e na geração de receitas. No entanto, para terem um impacto verdadeiro e sustentado, precisam de criar parcerias fortes dentro da organização. Desta forma, o relatório sublinha como essencial, a colaboração entre marketing e vendas. Mas, eu iria até mais longe. Marketing é transversal a todas as áreas da organização, pelo que a sua presença e colaboração com todos os departamentos é essencial.
Embora metade dos marketers diga ter algumas sinergias com as suas equipas de vendas, ainda há muito a melhorar. Ao visitar N clientes, ainda é muito clara esta separação entre marketing e vendas. A falta de alinhamento entre estas áreas pode sair caro e comprometer o sucesso das campanhas. Há que reforçar esta parceria, fomentando uma colaboração mais próxima que melhora os resultados e a eficiência. Esta é uma excelente oportunidade para os CMOs repensarem o seu papel, não apenas como líderes de marketing, mas como visionários que impulsionam a inovação em toda a empresa e com um cunho na estratégia.
A rentrée é uma excelente oportunidade para os profissionais de marketing B2B darem um novo fôlego às suas estratégias. Adaptar-se, inovar e colocar o cliente no centro das decisões, são os pilares para navegar num mercado em constante mudança. As equipas que souberem tirar partido destas tendências serão as que mais vão prosperar. São os dados que o dizem e, dada a minha experiência de mais de 20 anos, é o que tenho observado do mercado.