Marca portuguesa cria ténis sustentáveis inspirados em cidades
Um par de ténis (ou sapatilhas) que também são uma lembrança de uma cidade e que, além disso, são amigos do ambiente. Em traços gerais, é esta a proposta da Shoevenir, startup incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto que desenvolveu uma colecção de calçado sustentável e vegan que alia turismo e arte.
Porto, Lisboa, Madeira, Açores e Algarve são as cidades/regiões que servem de inspiração a cinco modelos da Shoevenir, todos eles produzidos em Portugal. Junta-se ainda outro modelo, o Cloud, que está pensado para todos os que são adeptos de uma estética mais clean, uma vez que são totalmente brancos.
«A Shoevenir quer que as memórias de um determinado lugar fiquem imortalizadas num sneaker, que façam relembrar locais, pessoas e histórias. Para isso, convidamos alguns dos melhores artistas nacionais no campo do street art, artes plásticas e design, a criarem uma ilustração para cada lugar», explica Gonçalo Marques, co-fundador da startup, ao lado de Miguel Lopes.
Essa ilustração é, depois, aplicada no interior do sneaker e nos produtos complementares, segundo é explicado em comunicado. Todos os modelos são feitos com base em cortiça reciclada, pele sintética e sola 100% reciclável: «Queremos continuar a ter memórias incríveis no nosso planeta, por isso colocamos a sustentabilidade no centro de tudo. Isso significa melhores materiais, processos e sneakers mais duradouros e versáteis.»
Os ténis da Shoevenir ainda não estão disponíveis para compra, mas a startup planeia lançar uma campanha de crowdfunding na plataforma Indiegogo com esse propósito.