Marca de cerveja apela à vacinação para que tudo possa voltar ao normal
Agora que os planos de vacinação já estão em marcha um pouco por todo o Mundo, algumas marcas decidiram incluir esta arma de prevenção na sua comunicação. Em vez de pedirem somente para que os consumidores mantenham o distanciamento social, usem máscara ou permaneçam em casa, há insígnias a apelar à vacinação como mais um passo para que tudo volte ao normal.
A Budweiser é um dos mais recentes exemplos desta tendência. A marca norte-americana de cerveja desenvolveu um anúncio publicitário em que apresenta várias imagens de momentos que apenas são possíveis num mundo sem pandemia. “Good times are coming. Now we have a shot”, indica a Budweiser no final do filme divulgado hoje, lembrando a luz ao fundo do túnel.
«Certamente, muitas empresas são muito dependentes da reabertura da economia. Têm um interesse sério em tentar aumentar as taxas de vacinação e em tentar regressar à vida normal», afirma Tim Calkins, professor de Marketing da Kellog Shool of Management da Northwestern University. Citado pela CNBC, o especialista sublinha que negócios de áreas tão distintas como turismo, cinema ou, até, bebidas, precisam que as pessoas voltem a sair de casa e que possam conviver.
Além do objectivo prático, desenvolver campanhas de apoio à vacinação permite ainda associar um propósito à marca: «Existe um grande foco agora entre as empresas e marcas relativamente à ideia de ter um propósito maior do que só fazer dinheiro.»
A par da Budweiser, também a Google apresentou recentemente uma campanha que apela à vacinação. Sob o mote “Get back to what you love”, o spot da tecnológica já reuniu mais de seis milhões de visualizações no YouTube.
O vídeo mostra uma caixa de pesquisa no motor de busca Google com palavras como “quarantine” ou “social distancing” são apagadas porque já não é preciso obter mais informação sobre o tema. As festas virtuais passam a ser só festas e os estabelecimentos cujas informações estão disponíveis no Google Maps passam a estar abertos, por exemplo.