MAPFRE: Vida em vida: um seguro de vida para viver melhor

Cadernos
Marketeer
28/08/2025
09:20
Cadernos
Marketeer
28/08/2025
09:20


Partilhar

Na MAPFRE acredita-se que se o princípio básico de um seguro é a prevenção, a obrigação da seguradora é também disponibilizar ferramentas essenciais para o bem-estar físico e mental.

Texto: João Gama, Director de Marketing e Clientes da MAPFRE

Como falar de um seguro de vida ainda em vida? Como chamar a atenção para um tema e um serviço do qual evitamos pensar? Seja por nos parecer algo distante, por superstição ou pelo hábito de acreditar que é algo de que não se usufrui justamente em vida, há sempre uma resposta fácil quando o assunto é preparar- nos para o inevitável.

Na MAPFRE trabalhamos para as pessoas. Contribuímos para garantir tudo aquilo que lhes é importante. Mas isso só é possível porque insistimos em ouvir as pessoas e as suas reais necessidades. Perguntamos a nós próprios, aos colegas, familiares, aos consumidores. Estamos atentos ao que nos rodeia, às notícias, às mudanças de comportamento. Perguntamos. Mas, principalmente, ouvimos.

Se, por um lado, com a esperança média de vida cada vez maior, queremos aproveitar todos os anos da melhor forma possível, por outro, o cenário global tem-nos sobrecarregado. Pandemia, guerra, aquecimento global, inflação, afastam-nos da vida que todos gostaríamos de ter.

E se, mente sã, corpo são, como é que nós, enquanto seguradora, podemos contribuir positivamente para isso? A proximidade com os nossos clientes permitiu-nos perceber que é fundamental colaborar activamente para o bem-estar das pessoas em todos os momentos. Principalmente no presente.

Foi assim que inovámos. O Seguro de Vida da MAPFRE oferece, assim, serviços de consultas de saúde mental e de nutrição gratuitas a todos os clientes que o contrataram. Se o princípio básico de um seguro é a prevenção, a nossa obrigação é também disponibilizar ferramentas essenciais para o bem-estar físico e mental das pessoas.

E, como não queríamos apenas oferecer o mínimo, fomos procurar pelos temas que mais interessam aos portugueses nestas duas áreas. Dessa forma desenvolvemos uma oferta muito ampla e que dá resposta a necessidades muito actuais do nosso dia-a-dia. Desde a nutrição infantil até à gestão de peso e reeducação alimentar. Passando por consultas de saúde mental, que vão desde a psicologia, gestão de stress, parentalidade, sono e atendimento especializado a cuidadores e familiares.

O seguro Vida em Vida da MAPFRE passou então a ser mais do que um seguro de vida, tornou-se num seguro para o presente. Um seguro que ajuda a cuidar do momento actual, melhorando a qualidade de vida no agora e não pensando apenas nas fatalidades futuras.

CAMPANHA NADA POR VIVER

Tendo como premissa incentivar as pessoas a aproveitarem a vida com mais qualidade e segurança, quisemos encontrar a forma certa de comunicar o seguro a todos os nossos potenciais clientes.

Sabemos que a vida, muitas vezes, pode não ser exactamente como imaginámos que seria. Quando crianças, fantasiamos o nosso futuro. Sonhamos em ser astronautas, bailarinas, jogadores de futebol, cantores. Ou influencers, pensando já nas novas gerações.

A verdade é que, quando a fantasia ainda é grande parte da vida, sonhamos com mais facilidade. Ao crescermos, muitos destes desejos acabam por ficar para trás. A vida real leva-nos a tomar decisões diferentes, mas isso não tem de significar um percurso menos feliz. Muito pelo contrário. A felicidade deve estar nas nossas escolhas, na vida vivida intensamente, sem arrependimentos. Com a confiança de que nunca é tarde para termos novos sonhos e, por que não, realizá-los.

Assim surgiu a campanha “Nada por Viver”, do Seguro Vida em Vida MAPFRE. Um filme emocionante e poderoso que, ao realizar o sonho de uma avó de 80 anos através de Inteligência Artificial, convidou pessoas de todas as idades a perseguirem os seus sonhos e a abraçarem a imprevisibilidade da vida.

Em colaboração com o Teatro Tivoli BBVA e o projecto A Avó Veio Trabalhar, a campanha colocou Teresa Sousa no papel de protagonista de um filme, no qual a “avó” de 80 anos nos conta a sua história real e o seu sonho de menina.

Enquanto percorre o teatro, considerado um dos tesouros da cultura cinematográfica europeia pela Academia Europeia de Cinema, Teresa narra o seu percurso como funcionária do Ministério da Defesa Nacional durante a Guerra do Ultramar. Um trabalho que manteve por 43 anos e que a afastou do sonho de ser actriz.

Ao sentar-se na plateia, Teresa é surpreendida com um filme que mostra uma realidade alternativa, em que o seu sonho é realizado e ela se tornou numa actriz famosa. As imagens vistas por ela e pelo público foram criadas através de uma combinação única de tecnologia e humanidade, produzidas a partir de fotografias de Teresa em jovem, recriadas com recurso a IA.

O resultado é um momento comovente, no qual Teresa vê a sua versão jovem no ecrã, a viver uma vida como estrela de cinema e teatro, ficando surpreendida e emocionada. E, quando se imagina que o filme terminará de forma melancólica, a Teresa real retoma o protagonismo e afirma ter vivido uma vida plena, sem arrependimentos, que lhe deu tudo o que tem hoje: ser mãe, avó, e deixa uma mensagem importante ao grande público: “Não deixem nada por fazer e não se arrependam do que já fizeram.”

Do alto da sua experiência, Teresa encoraja todos os que virem este filme a não desistirem de si próprios nem daquilo em que acreditam. Uma emocionante mensagem de esperança, que desafia o público de todas as gerações a viver ao máximo. Afinal, aos 80 anos, Teresa protagonizou um filme. E ninguém poderá dizer o contrário.

A TECNOLOGIA

Num momento em que muito se fala sobre as consequências da entrada da Inteligência Artificial no panorama criativo, com a campanha “Nada por Viver”, conseguimos demonstrar que esta pode ser uma ferramenta complementar à criatividade humana, e não um substituto. Principalmente ao trazermos, mais uma vez, uma história real, com personagens humanas e perfeitamente relacionáveis.

O objectivo de utilizar a IA nesta campanha foi, acima de tudo, mostrar as infinitas possibilidades que nascem quando combinamos a imaginação humana com a mais avançada tecnologia: num filme que aborda um tema tão humano e universal, como os nossos sonhos pessoais, a partir de um ângulo inovador, impossível de concretizar de outra forma.

Porque no fim, mais do que utilizar a tecnologia, queremos falar sobre e com as pessoas. Quando usamos as ferramentas certas, conseguimos dar forma a histórias que tocam, inspiram e ficam connosco muito depois de as vermos.

A COMUNICAÇÃO

As nossas campanhas criativas têm sempre como premissa abordar temas actuais, provocar emoção ou fazer pensar.

Neste sentido, a escolha dos parceiros tem sido decisiva. A Omertà PR & Influence, que é a nossa agência de PR criativo, tem liderado algumas das campanhas da MAPFRE e demonstrado uma capacidade única de traduzir quem somos e o que queremos contar através destas histórias. Para esta campanha em particular, juntou-se também à equipa o estúdio de inteligência artificial Falamusa.

Não nos interessa lançar campanhas que sejam apenas esteticamente apelativas ou com uma vertente puramente comercial… esse é o trabalho do dia-a-dia. Queremos ser reconhecidos como uma seguradora que quer efectivamente fazer parte da vida dos seus clientes. Que está atenta às temáticas que atravessam toda a sociedade e que entende que lhes pode dar voz. Queremos dar protagonismo a histórias reais e provocadoras, que o público possa ver, sentir e nas quais se consiga reconhecer.

Vivemos numa era de excesso de conteúdo, onde somos constantemente bombardeados com estímulos. Para sobressair, é necessário muito mais do que estar presente, é preciso ser relevante. Quem não apresentar conteúdo significativo e interessante, para além da publicidade e das relações públicas tradicionais, arrisca-se a ficar para trás e a perder a oportunidade de se diferenciar.

A MAPFRE tem vindo a apostar nesse caminho. Não só na vertente de comunicação, mas também em tudo o que envolve a marca e o seu propósito. Enquanto na comunicação nos questionamos como não sermos “esquecíveis” e procuramos constantemente novas abordagens, como seguradora avaliamos continuamente a qualidade dos produtos e serviços que oferecemos, garantindo que são inovadores, eficazes, personalizáveis e adaptados às necessidades reais.

No fundo, acreditamos que comunicar bem é mais do que dizer: é mostrar, inspirar e agir. E é isso que nos motiva a transformar campanhas em experiências, e experiências em histórias que valem a pena ser contadas. Porque quando uma mensagem fica connosco, já não é apenas publicidade: é parte da nossa vida.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Agosto (n.º 349) da Marketeer.




Notícias Relacionadas

Ver Mais