MAPFRE Seguros quer ajudar a reduzir o abandono e a devolução dos animais nos abrigos
No último ano, Portugal registou cerca de 930 mil animais abandonados. A este número, soma-se o facto de um terço dos animais adoptados acabarem por ser devolvidos e, segundo a União Zoófila (UZ), cerca de 70% das pessoas desistirem da adopção a meio do processo.
Foi com estes dados em mente e dando seguimento a uma parceria que já vai no terceiro ano com a UZ que a MAPFRE Seguros lançou a campanha Adote pelo Seguro, com cartazes que comparam animais a objectos que costumam ser devolvidos, que foi concebida pela agência de PR & Influence Omertà.
O foco? Consciencializar as pessoas e incentivar à adopção responsável, lembrando-as que não se abandona ou devolve um animal, porque ele não combinou com a mobília ou não era da cor que se imaginava.
Foi ainda produzido um Guia de Adopção, o A a Z da UZ, feito por especialistas em Comportamento Animal, para educar os adoptantes e os aspirantes à adopção, sobre como devem actuar com os patudos e integrá-los na família
«O nosso objectivo enquanto marca que se insere na categoria de Seguros de Responsabilidade Civil e Bem-Estar Animal tem sido, ao longo dos últimos anos, dar voz a temas e discussões relevantes para a nossa sociedade, como é o caso da adopção animal responsável», comenta João Gama, director de Marketing e Clientes da MAPFRE Seguros, em conversa com a Marketeer.
Como é que a MAPFRE está a integrar esta parceria com a União Zoófila nas suas estratégias de marketing e comunicação?
A parceria entre a MAPFRE e a União Zoófila, que já vai no terceiro ano consecutivo, foi pensada e integrada de forma estratégica em várias frentes da nossa comunicação -, sendo o principal objectivo maximizar o impacto da campanha — destacando a importância da adopção responsável —, e alcançar tanto os nossos clientes quanto o público em geral. Neste sentido, apostámos na divulgação nos canais digitais, tanto nas redes sociais como nos sites da MAPFRE e da União Zoófila, onde disponibilizámos também o Guia de Adopção, o A a Z da UZ, feito em conjunto com especialistas em comportamento animal, que ficará disponível permanentemente.
A nível comercial e como forma de promover a adopção animal, considerámos ainda uma oferta especial até ao final do mês de Novembro e oferecemos um ano de seguro animal a qualquer patudo que esteja à espera de um lar há mais de dois anos na União Zoófila. Além disso, os primeiros 50 adoptantes recebem, além do Guia de Adopção físico, uma sessão gratuita de esclarecimento e prevenção sobre comportamento animal, em formato virtual, com especialistas da área. Mas não nos esquecemos de quem já tem um animal de estimação e que também quer aderir ao seguro animal. Por isso oferecemos, nestes casos, 20% de desconto na adesão ao seguro durante o período da campanha. Para reforçar ainda mais a divulgação desta campanha utilizámos cartazes nas nossas lojas, de norte a sul do País.
Internamente, temos também incentivado os nossos colaboradores a envolverem-se nesta causa, sensibilizando-os para a adopção responsável e partilhando esta temática com quem lhes é mais próximo.
Por fim, a nossa parceria com a União Zoófila e a criação do guia de adopção, o A a Z da UZ, estão a ser também promovidos em acções de PR, com entrevistas, press releases e outras formas de comunicação com os meios de comunicação e influenciadores digitais que se relacionem com o tema, através do envio de um press kit alusivo à campanha, para garantir que a mensagem da campanha atinja um público ainda mais amplo.
Quais são os principais objectivos de comunicação que a MAPFRE espera alcançar com esta iniciativa de promoção da adopção animal responsável?
O nosso objectivo enquanto marca que se insere na categoria de Seguros de Responsabilidade Civil e Bem-Estar Animal tem sido, ao longo dos últimos anos, dar voz a temas e discussões relevantes para a nossa sociedade, como é o caso da adopção animal responsável. Queremos que o nosso trabalho neste âmbito, nomeadamente a campanha com foco no Guia de Adopção, contribua para educar o público. Não só pela importância de adoptar de forma responsável, mas igualmente para garantir que os animais são acolhidos em lares e famílias preparados para oferecer cuidados a longo prazo, sabendo o que é preciso desde o momento em que ponderam esta decisão. Desta forma, o nosso objectivo em termos de comunicação é, além de contribuir para o número de adopções, chegar ao máximo número de pessoas, tanto clientes como público geral e, assim, reduzir a taxa de animais que são devolvidos ou abandonados, após a adopção.
De que forma a MAPFRE planeia medir o impacto e o sucesso desta parceria em termos de visibilidade da marca e relação com a comunidade?
Esperamos que a campanha gere maior conscientização e alerte para a importância da adopção responsável, contribuindo para a redução do número de animais que são devolvidos ou abandonados após o acolhimento. Além disso, no final da campanha e nos próximos meses, analisaremos o número de adopções de forma a entender o impacto do projecto. Acreditamos que o resultado será bastante positivo, uma vez que temos estado a acompanhar o feedback, tanto na comunidade como nos meios digitais e no próprio abrigo. E a verdade é que tem tido um impacto bastante relevante.
Que resultados das acções realizadas anteriormente no âmbito desta parceria?
Há três anos que temos mantido com a União Zoófila uma relação muito próxima e tem dado resultados muito gratificantes. É muito importante para nós ver como ao longo destes anos se construiu uma relação sólida entre a associação, a comunidade, a causa e a marca. Abordando números da nossa última campanha, o “Seguro de Companhia”, por exemplo, contabilizámos 68 adopções no ano passado e a presença em vários programas de daytime TV, dos principais canais generalistas em Portugal, onde foi possível promover a temática da adopção, apresentando histórias reais e animais do abrigo. Relativamente a métricas, tivemos uma audiência potencial de 10M., mais de 61K de reach nas redes sociais e mais de 70 sacos bordados e vendidos pela “A Avó Veio Trabalhar”, com valor revertido para a União Zoófila.
Como já referi, promover a adopção responsável e evitar o abandono dos animais, sensibilizando as pessoas para esta causa, tem sido um tema muito importante na forma como trabalhamos o nosso seguro para animais.
Porque é que este guia faz sentido e de que forma é que a MAPFRE o está a promover?
O papel da MAPFRE enquanto seguradora é também contribuir para o bem-estar da sociedade. Por isso, faz todo o sentido pensar em campanhas e projectos que impactem de forma positiva e contribuam realmente para alguma mudança neste tema. Deste modo, as nossas últimas campanhas têm vindo a sensibilizar a população para a importância da adopção responsável e para o combate ao abandono animal. No último ano, Portugal registou cerca de 930 mil animais abandonados. A este número, soma-se o facto de um terço dos animais adoptados acabarem por ser devolvidos. Além disso, segundo a União Zoófila, cerca de 70% das pessoas desistem da adopção a meio do processo. Depois de analisarmos estes números, tentámos perceber com o abrigo e com especialistas em comportamento animal, quais seriam as principais razões para tal acontecer. Acabámos por entender que existem várias dúvidas sobre o processo, assim como depois da adopção, e que a criação de um guia seria importante — não só para responder às questões de quem pretende adoptar pela primeira vez, como para aqueles que já têm animais em casa ou ainda sentem dificuldades na sua integração. Foi assim que nasceu o Guia de Adopção, o A a Z da UZ, feito por estes mesmos especialistas em Comportamento Animal. Porque por vezes o problema pode não estar apenas no animal, e é fundamental educar os adoptantes e os aspirantes à adopção, sobre como devem actuar com os patudos e integrá-los na família. O guia é gratuito e encontra-se em formato digital no site e redes sociais da MAPFRE e da União Zoófila, de forma permanente. Além disso, pode ainda ser encontrado em versão física, no abrigo.
Texto de Maria João Lima