Mango, Zara e Nike destacam-se como as melhores lojas online de vestuário e desporto, revela estudo

A Organización de Consumidores y Usuarios (OCU) classificou a Mango, Zara e Nike como as melhores lojas online no setor de vestuário e desporto, de acordo com o seu mais recente inquérito. Cortefiel e Desigual também obtiveram boas classificações, destacando-se entre as preferências dos consumidores.

O estudo da organização de defesa do consumidor espanhola revela que as lojas especializadas em vestuário e desporto, bem como parafarmácias, drogarias e lojas de eletrónica, geram menos conflitos com os clientes. No setor de parafarmácias e drogarias, Farmavazquez, Perfumes Club, Naturitas e Bulevip foram altamente avaliadas. No segmento de eletrónica, Apple, PC Componentes, Cartucho.es, Samsung e HP receberam boas classificações.

Apesar de uma perceção geralmente positiva dos utilizadores, 13% dos inquiridos relataram problemas com as suas compras online. Os atrasos na entrega foram os mais comuns, afetando 11% das compras problemáticas. No entanto, problemas mais graves incluíram produtos danificados (8%), itens que não correspondiam à descrição (8%) e encomendas que nunca chegaram (6%).

Os grandes mercados multiprodutos, como Aliexpress e La tienda en casa, assim como as lojas online da Worten e Conforama, registaram um número maior de problemas com os consumidores.

A OCU lembra os consumidores que, em caso de problemas, têm o direito de devolver o produto no prazo de 14 dias de calendário sem necessidade de explicações ou custos adicionais, exceto se for estipulado que os custos de devolução são a cargo do comprador. O vendedor é então obrigado a reembolsar o valor num prazo adicional de 14 dias.

 

Artigos relacionados