Maioria dos consumidores acredita na retoma total das actividades até 2023

O estudo “Efeitos da Pandemia”, desenvolvido pelo Prémio Cinco Estrela e pela Multidados.com, mostra que a maioria das empresas e dos consumidores acredita que a retoma total das actividades acontecerá no prazo máximo de dois anos, ou seja, até 2023.

Considerando os sectores hotelaria, restauração, viagens, eventos, transportes/logística e comércio a retalho (não alimentar), todos apresentam um recuo no volume de facturação. Ainda assim, hotelaria e viagens destacam-se por ser as únicas áreas em que 100% dos inquiridos aponta para uma diminuição das vendas. No sector da restauração, 48,0% das empresas fala em quebras de 76-100%.

Do lado dos consumidores, o mesmo estudo indica que restauração (53,0%) e hotelaria (35,5%) foram os sectores que receberam mais ajudas. Esse apoio traduziu-se na manutenção das subscrições já efectuadas/compras regulares, nomeadamente no retalho não alimentar (69,1%), restauração (58,5%) e hotelaria (56,3%).

Quanto às medidas que oferecem maior sensação de segurança, a utilização de máscara surge em primeiro lugar, nos diferentes sectores: 85,5% no serviço de transporte e logística, 80,0% na área de viagens, 78,5% no retalho alimentar, 77,5% em eventos, 76,0% na hotelaria e 72,5% na restauração. O distanciamento social, a desinfecção dos espaços e a desinfecção das mãos são as outras medidas mencionadas.

Artigos relacionados