Para os portugueses, viajar já não é apenas chegar ao destino. O aeroporto transformou-se num espaço de descobertas e pequenos prazeres, onde as lojas da Portugal Duty Free são mais do que uma paragem obrigatória: tornaram-se uma etapa fundamental da experiência de viajar. Segundo o estudo A Portuguese Deep Dive: Future Customer Initiative, realizado em abril de 2025 pela Foresight Factory, 1 em cada 4 passageiros portugueses compra sempre ou quase sempre nas lojas Duty Free.
Nos últimos 12 meses 93% dos inquiridos viajou em lazer, 59% para visitar família ou amigos e 31% por motivos profissionais. Os passageiros com mais de 45 anos de idade, são o grupo mais representativo (35%) dos viajantes nacionais seguidos por jovens sem filhos (28%) e famílias jovens (24%). Os reformados e viajantes com rendimentos altos representam a mesma proporção: 7% dos viajantes.
Entre os destinos preferidos dos portugueses, Espanha lidera o topo, seguido por Itália, Suíça, Reino Unido, Países Baixos e EUA. A maioria dos viajantes (52%) passa, em média, menos de 2 horas no aeroporto. Para voos dentro da EU 71% dos portugueses declara chegar ao aeroporto até 1,5 horas antes da hora do voo; para voos fora da EU, 51% dos portugueses chega ao aeroporto até 2 horas antes do horário do voo.
Mesmo quem passa menos de duas horas no aeroporto aproveita para explorar as lojas Duty Free. Segundo o estudo A Portuguese Deep Dive: Future Customer Initiative, 1/4 dos viajantes portugueses compram em lojas duty-free a maior parte das vezes ou sempre.
No que respeita aos artigos mais comprados o destaque vai para souvenirs (61%), confeitaria (55%) e perfumes (50%), o que corresponde em pleno à oferta da Portugal Duty Free, que reforçou os espaços e o portfolio destas categorias, com a recente renovação de lojas. Mas os viajantes procuram mais do que produtos: querem memórias, momentos de prazer e artigos exclusivos, o que confirma que as compras são parte integrante da experiência de viajar.
O futuro das compras nas lojas Portugal Duty Free passa também pelo digital. A Portugal Duty Free lançou em maio deste ano a plataforma portugaldutyfree.com onde os passageiros podem fazer as suas compras online com antecedência e levantar os produtos nas lojas Portugal Duty Free, tanto à partida quanto à chegada do seu voo, sem perder tempo. Este lançamento faz parte da estratégia digital da Portugal Duty Free, e veio dar resposta às necessidades dos passageiros portugueses uma vez que o estudo A Portuguese Deep Dive: Future Customer Initiative, apurou que 58% dos passageiros considerariam comprar online e recolher antes de embarcar e 40% considera fazê-lo através de apps ou websites dedicados para esse efeito, o que reflete a perfeita sintonia entre o consumidor português e a estratégia da marca. Perfumes (62%), acessórios (52%) e produtos de beleza (47%) estão entre as compras favoritas, com 49% a escolher recolher no aeroporto, revelando um claro desejo por conveniência e flexibilidade.
“O viajante português já não olha para o aeroporto apenas como um ponto de passagem. Quer conveniência, mas também exclusividade, inovação e experiências que tornem cada viagem memorável.
Na Portugal Duty Free, acompanhamos estas tendências de perto e estamos a transformar a experiência das lojas Portugal Duty Free no País: cada uma delas torna-se um destino próprio, onde os passageiros podem descobrir produtos exclusivos, explorar novas marcas e viver uma experiência de compra que prolonga o prazer da viagem.
O estudo apurou que 35% dos viajantes com rendimentos mais altos compram em lojas duty-free sempre ou a quase sempre. Este facto é resultado de um pilar fundamental da Portugal Duty Free – o serviço personalizado e diferenciador prestado pelos nossos mais de 850 colaboradores e mais de 200 embaixadores de marca, num momento de compra onde o passageiro tem restrições de tempo e precisa de um serviço rápido e eficaz. Queremos que cada visita seja prática, inspiradora e única, desde o Click&Collect feito antes do voo até à visita em loja, antes do embarque.”, afirma Cláudia Carvalho, Diretora de Marketing da Portugal Duty Free.
Os resultados do questionário online, com entrevistas a mais de mil portugueses que viajaram pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, é representativo da população Portuguesa de norte a sul do país, e evidência como as lojas Portugal Duty Free se tornaram uma parte essencial da experiência de viagem, mostrando que o passageiro português valoriza conveniência, exclusividade e novas experiências. É neste sentido que o papel de referência da Portugal Duty Free no setor é reforçado, permitindo antecipar tendências, inovar continuamente e criar experiências cada vez mais memoráveis para os viajantes.
Para mais informações: portugaldutyfree.com














