Lidl lança nova estratégia de branding e envolvimento emocional com clientes
O Lidl acaba de lançar a Molería, um conceito inovador que combina produtos alimentares icónicos e artigos de bazar com lançamentos efémeros e disruptivos. Segundo Nicolás Wein, head of marketing & digital do Lidl Espanha, a iniciativa nasce do desejo de transformar a marca em algo mais do que uma cadeia de retalho, aproximando-a do coração dos consumidores.
“La Molería é a expressão máxima das emoções geradas pelos nossos icónicos produtos com as cores corporativas do Lidl”, explica Nicolás Wein. “São produtos capazes de gerar filas de clientes nas nossas lojas, esgotar o stock na loja online e criar um enorme ‘engagement‘ nas redes sociais”, acrescenta em entrevista à MarketingNews.
De acordo com o mesmo, o sucesso de artigos como o calçado Lidl, as ‘sweaters’ temáticas e agora o carrinho de compras personalizado reflete o compromisso da marca em ouvir os clientes. “Detetámos um insight relevante nas redes sociais: as pessoas diziam que comprar com carrinho já era arcaico, mas achámos que, na verdade, era algo cool. O resultado? Mais uma rutura de stock em 24 horas no lidl.es e em 48 horas nas lojas físicas”, partilha Wein.
Para Nicolás Wein, o segredo está na escuta ativa e no desejo de surpreender. “Está no ADN da nossa marca procurar constantemente formas de entusiasmar os nossos fãs, concretizando até produtos que eles próprios solicitaram, como os Lidl Heels em 2022.”
O objetivo vai além de vender: a Molería eleva a marca tornando-a “uma marca de amor”, algo que “dá uma clara vantagem face à concorrência no setor”.
Sobre a campanha de Natal do Lidl em Espanha, Wein destaca o esforço do Lidl para garantir que todas as famílias possam desfrutar de momentos especiais. “Este Natal, desenvolvemos um sortido específico com 630 novos produtos para esta época, mantendo o compromisso de oferecer qualidade sem prejudicar o bolso das famílias.” Além disso, o Lidl lançou um produto solidário, cujas vendas serão integralmente doadas à Federación Española de Bancos de Alimentos (FESBAL) para combater a pobreza alimentar.
Outro marco da campanha é a curta-metragem “A Magia do Natal”, dirigida por Tom Hooper, vencedor de dois Oscars. “É uma emocionante história de Natal que reflete valores como empatia, generosidade e partilha, alinhados com o que queremos promover nesta época”, afirma Wein.