“Leve, com um sabor amanteigado e um toque fresco”: Este é o “Melhor Croissant à Moda do Porto 2025”

Notícias
Marketeer
28/05/2025
16:24
Notícias
Marketeer
28/05/2025
16:24


Partilhar

O anúncio foi feito pela Edições do Gosto, organizadoras da iniciativa em conjunto com a Revista Manja, tendo o stand Toyota da Caetano Auto no Porto sido palco de uma sala de provas sensoriais onde se elegeu O Melhor Croissant à Moda do Porto.

Em nota enviada à Marketeer, a Caetano Auto indica que “não foi um erro logístico, foi estratégia”, tendo “vindo a posicionar os seus stands como pontos de experiência de marca – onde o branding se sente ao entrar: desde a fragrância própria até à música original ‘Caetano Auto Uma Marca Para a Vida'”.

“Chama-se marketing sensorial e está a ganhar terreno”, detalha a marca.

O concurso, que pretende valorizar uma das especialidades mais emblemáticas da pastelaria da região, culminou numa prova cega entre dez finalistas, onde foram avaliados critérios como técnica de confeção, sabor, textura da massa e apresentação visual. O segundo lugar foi atribuído à Nougat Pâtisserie e o terceiro ao Café 55.

“Estou muito feliz com este reconhecimento! Quando desenvolvi esta receita, quis introduzir algumas melhorias — como usar manteiga — para elevar a qualidade. Desde o início, o meu objetivo foi criar um croissant leve, com um sabor amanteigado e um toque fresco, que desse mesmo vontade de comer outro”, afirmou Daniel Brandão, chefe padeiro e proprietário da Crescente Padaria Artesanal.

Aberta em 2021, a Crescente Padaria Artesanal aposta na fermentação natural, algo que Daniel Brandão considera ser um “desafio diário”, por ir contra “um sistema dominado por melhorantes, preparados industriais e matérias-primas de baixo custo”.

O croissant à Moda do Porto distingue-se pela sua massa brioche, com textura macia e sabor rico. É frequentemente finalizado com calda de açúcar brilhante e, por vezes, aromatizado com Vinho do Porto, ganhando assim um perfil muito próprio.

O concurso arrancou com uma fase de inscrições aberta a pastelarias e padarias da Área Metropolitana e do Distrito do Porto, seguindo-se uma prova de apuramento a 8 de maio, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. O júri da grande final contou com seis especialistas da área: Olga Cavaleiro (Presidente do Júri), Andreia Moutinho, Ana Patrícia Correia, Inês Diniz, Teresa Castro Viana e João Faria.

“É justo afirmar que houve uma grande evolução da prova anterior para esta, o que denota uma grande entrega de todos os participantes e uma responsabilização sobre aquilo que é produto que fazem e os ingredientes que utilizam. Estão todos de parabéns e todos merecem estar na rota do Melhor Croissant à Moda do Porto“, referiu Olga Cavaleiro. “Este concurso foi uma maneira extraordinária de pôr as pessoas a pensar o produto, e a valorizá-lo com a sua entrega, pensando como o podem aprimorar”, acrescentou.

De acordo com o comunicado da Edições do Gosto, os dez estabelecimentos finalistas — que incluem, além dos vencedores, a Brites – Padaria e Pastelaria Artesanal, Delícia de Gondomar & Pastelaria, Doce Alto – Confeitaria, Neta 3 – Padaria e Confeitaria, O Pasteleiro, Padaria Guetim 2 e Rainha da Foz — integram agora a Rota d’O Melhor Croissant à Moda do Porto, disponível até 30 de junho. A rota será atualizada anualmente e funcionará como um guia para todos os apreciadores desta iguaria tipicamente portuense.

A iniciativa conta com o patrocínio da Delta Cafés, RAR Açúcar e Toyota | Caetano Auto, e o apoio das Escolas do Turismo de Portugal e da Prochef.




Notícias Relacionadas

Ver Mais