Ketchup da Heinz com tomates de Marte? Sim, já existe

Notícias
Marketeer
17/11/2021
16:45
Notícias
Beatriz Caetano
17/11/2021
16:45


Partilhar

Num futuro próximo ou distante, se os humanos se mudarem para Marte, pelo menos poderão contar com uma coisa que os faz lembrar de casa: o ketchup da Heinz. A marca alimentar norte-americana acaba de lançar o Tomato Ketchup Marz Edition, feito a partir de tomates cultivados sob condições semelhantes às do planeta vermelho.

Nesta edição especial do molho que acompanha muitas refeições, a tecnologia, a gastronomia e a investigação andaram de mãos bem dadas. A ideia começou a ser desenvolvida há dois anos e tomou forma quando a empresa e a sua equipa de ‘mestres tomateiros’, composta por sete profissionais, embarcaram no “Projecto Vermelho” para analisar as condições extremas do solo marciano, escolher as sementes ideais e aplicar técnicas inovadoras.

De forma a desenvolver a ideia, a Heinz aliou-se ao Aldrin Space Institute, do Florida Institute of Technology, para que um grupo de astrobiólogos, liderado por. Andrew Palmer, estudasse, durante dois anos, a teoria por detrás do crescimento de tomates numa réplica do solo e das condições atmosféricas experienciadas em Marte.

Mais de 700 dias depois, a marca lançou para a atmosfera, a mais de 37 mil metros de altura e a -70ºC, uma garrafa do Tomato Ketchup Marz Edition, de forma a assinalar o sucesso da investigação e do produto final.

«Há muitos factores relevantes que os nossos ‘mestres tomateiros’ têm em conta quando cultivam tomates Heinz em condições menos ideais: desde a espessura à cor, à doçura. Todos estes aspectos garantem que podemos criar o inconfundível ketchup da Heinz. Cuidar dos nossos solos é uma das nossas missões-chave e continuaremos a trabalhar para cumprir o nosso objectivo de produzir de forma sustentável», refere Cristina Kenz, Chief Growth Officer da Kraft Heinz International Zone.

Já para Andrew Palmer, esta edição limitada da Heinz representa a concretização de uma investigação que ainda não tinha sido feita: «Até agora, a grande maioria dos esforços para descobrir formas de cultivo que simulem as condições de Marte prende-se com o crescimento de plantas a curto prazo. O que este projecto fez foi estudar a colheita de alimentos a longo prazo.»




Notícias Relacionadas

Ver Mais