Julho 2009
Tema de Capa
A distribuição já não é “branca”
Tendência de mercado, estilo de vida ou contingência de uma situação económica de crise? Em ritmo acelerado, o alargamento da oferta de produtos de marca própria fez crescer a procura… e, esta, levou os distribuidores a sofisticarem a oferta que, hoje, se assemelha, tanto em cor como em variedade, às propostas “originais”. E incluindo, até, linhas de produtos gourmet!
Pessoas
Sata quer ser player global
Toda a estratégia desenvolvida pela companhia aérea com sede nos Açores é no sentido de se reposicionar no mercado global da aviação. Um mercado onde a Sata quer passar a ser vista como companhia moderna, dinâmica, competitiva, e deixar cair o espartilho de empresa regional e cara. Ao desenvolvimento de novos serviços segue-se a renovação da frota. E, agora, uma nova imagem mais estilizada, e projectada para o futuro pela ivity
Afirmar a mais importante marca atlântica portuguesa
A acompanhar as mudanças internas da companhia, também a imagem e marca para o exterior foram alvo de alterações. Um processo assinado pela ivity
BI Filipa Guimarães, directora-geral Smartbox
BI Filipe Caetano, director de marketing Herdade do Esporão
Acelerar na pista, vencer no mercado
Qual a importância do time-to-market, de chegar primeiro ao mercado, de ser mais rápido, antecipar tendências e ultrapassar concorrentes? Temas que atravessam diferentes sectores de actividade e sobre os quais muito se falou na última experiência marketeer powered by a vida é bela
Julian Beever, “o Picasso das ruas” e das marcas…
Julian Beever conhecido como “o Picasso das ruas” pelas suas criações em 3D no pavimento, já trabalhou na comunicação de marcas como a Sony, Rembrands ou Scott Passport. Desta vez, marcou presença em Portugal no âmbito do lançamento da nova campanha da Pepsi
The Economist
Acabaram-se os relógios na publicidade
Começou um movimento para pagar às agências de publicidade mediante o valor do trabalho e não as horas gastas no mesmo
General Motors: a queda de uma gigante
O colapso da General Motors para a bancarrota é o último capítulo numa longa história de má gestão e de declínio
Casos
O negócio da espuma
A Eurospuma entrou no mercado há mais de 40 anos, assume-se como player de relevo na Península Ibérica, e a Europa reconhece-lhe elevados padrões de qualidade. Depois dos colchões sem molas e dos recicláveis, a inovação chega com os produtos de origem vegetal. A capacidade de vanguarda distingue a empresa familiar que em 2008 facturou 18 milhões de euros
A Vida Portuguesa… num refresco
Em contexto de revivalismos e de valorização do design, Catarina Portas percebeu que um conjunto de produtos portugueses de outrora poderiam constituir um nicho de mercado interessante. Depois dos sabonetes e andorinhas, lança-se agora num negócio de refrescos
Quando o low cost se estende às flores
A Monceau Fleurs e a Happy são duas marcas francesas de conceitos complementares e verdadeiramente revolucionários. À variedade do produto e à facilidade no acto de compra, acrescentam ainda preço baixo (ou muito baixo) num sector que se pautava… pelo preço alto. No mercado português, só as lojas Monceau Fleurs vendem cerca de 250 mil flores a cada mês que passa! A expansão da rede de ambas as marcas está em curso
Lazytown, um sucesso mundial
É a maior marca global de saúde em entretenimento para crianças e tem como objectivo baixar os índices de obesidade. Está presente em 128 países, cresce a um ritmo de 300% ao ano e entrou em Portugal há um ano. Vai passar para o cinema em 2011 e quer conquistar o mercado asiático
Comeu fruta no trabalho hoje?
A fruta está a crescer no meio empresarial português. A ideia é simples e consiste em distribuir cestos de fruta em escritórios. A Fruit@Work e a Simple Fruit estão, em simultâneo, a explorar o conceito em Portugal… e correm para conquistar mercado
Eestratégias
A cuidar da saúde portuguesa
Entrou no mercado em 1998 e em 11 anos responde por seis unidades hospitalares em Portugal. A HPP Saúde assume-se como o maior player do mercado da saúde privada, ao nível da cobertura geográfica. Cresceu a dois dígitos no primeiro trimestre do ano e espera fechar 2009 com 150 milhões de euros de volume de negócios
Toshiba reforça oferta mainstream
Porque não existe um computador portátil que por si só consiga responder de igual forma a todas as necessidades de computação, a Toshiba aperfeiçoou a segmentação da sua gama de computadores, tendo em consideração padrões de utilização diferenciados verificados nos consumidores
Estudos
Automóvel não poluente: que futuro?
O motor térmico, a gasolina ou a diesel continua a ser a solução ideal para os consumidores durante os próximos 10 anos. Na matéria de modo de propulsão as respostas diferem em função do país, sendo que nenhuma solução tecnológica, novas tecnologias, conseguem reunir um consenso relativamente à possibilidade de se impor
Comunicação
Publicidade à lupa
NO LOGO, please
Retratos do mundo
O encontro entre a fotografia e a realidade é desde sempre. O namoro ganhou outra visibilidade com o fotojornalismo de guerra e o compromisso selou-se com a World Press Photo. Uma exposição que encoraja a qualidade da reportagem fotográfica e promove a liberdade de informação, numa relação que já dura há 54 anos pelo mundo
Vueling e MTV vestem o céu de Custo Barcelona
A Vueling e a MTV uniram as suas marcas para vestir os céus europeus de Custo Barcelona durante todo o Verão. A moda atinge assim o espaço aéreo graças aos exclusivos desenhos de Custo Barcelona, impresso em dois aviões da Vueling: Spread Love e Play Rock. Um novo conceito que integra a moda e o entretenimento a bordo, transformando a viagem numa experiência: Vueling by MTV
Lifestyle
Caderno especial
marketeer Vinhos