Jornal britânico “The Daily Telegraph” está outra vez à venda
O grupo britânico Telegraph Media Group, dono de publicações como o Daily Telegraph, o Sunday Telegraph e o The Spectator, estava prestes a ser adquirido por um fundo de investimento árabe, o RedBird IMI, mas o consórcio caiu por terra e o negócio não se concretizou.
A aquisição foi alvo de críticas e forte oposição por parte do governo inglês, que demonstrou preocupação relativamente ao impacto na liberdade de expressão e independência editorial dos meios de comunicação abrangidos. Neste sentido, foi apresentada uma proposta de legislação que impede entidades estrangeiras de comprarem jornais e revistas britânicas.
A RedBird IMI é apoiada pela empresa financeira americana RedBird Capital Partners e pelo xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan, membro da família real de Abu Dhabi e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos. A sua gestão recai sobre o antigo diretor da CNN, Jeff Zucker.
O fundo chegou a um acordo no ano passado com a família Barclay, os anteriores proprietários do grupo de media, para lhes conceder empréstimos e assegurar o pagamento das dívidas da família, no valor de cerca de mil milhões de libras (1,1 mil milhões de euros).