Jerónimo Martins apresenta marca assinada pela The Partners

Foi hoje dada a conhecer a nova imagem de marca da Jerónimo Martins. Desenvolvida pela The Partners, a nova marca é o resultado visível de um concurso que envolveu quatro agências – duas internacionais (Pollitt & Partners e The Partners) e duas portuguesas (Ogilvy e Young & Rubicam). Para a escolha das agências a convidar para o rebranding foram definidos dois critérios com vista a ser um concurso justo: «Nunca terem trabalhado qualquer das marcas da Jerónimo Martins ou do seu principal accionista e que estivessem dispostas a entrar em concursos», explicou Sara Miranda, directora de Comunicação, Responsabilidade Social e Corporativa da Jerónimo Martins.

«Achamos que as agências inglesas têm tradição de trabalhar bem marcas com passado e queríamos que o orgulho no passado transparecesse na imagem», refere a mesma responsável, justificando a escolha das agências inglesas. Sara Miranda explicou esta manhã que a Jerónimo Martins, que comemora 225 anos de existência, não procurava uma revolução, mas sim uma evolução.

A identidade anterior fora criada em 2003, altura em que a Jerónimo Martins saía da maior crise reputacional da sua história e que levou à alienação de activos, lembrou Sara Miranda. Nessa altura, o grupo tinha 28 mil colaboradores e apenas uma frente de internacionalização (Polónia) que representava somente 15% do EBDITA. Nessa fase, o símbolo projectava uma ideia de coesão para essa nova era e com um universo cromático que queria dar essa sensação: o amarelo para transparência e ética, o azul para rigor e precisão, e o laranja para inovação.

Hoje, tem 100 mil colaboradores, duas frentes internacionais, representando a Polónia mais de 80% do EBDITA. Mas a empresa mantém o seu centro de decisão em Portugal e não abdica disso, salientou a directora de Comunicação, Responsabilidade Social e Corporativa.

Neste novo momento de nova identidade, a Jerónimo Martins quer mostrar o seu orgulho no foco alimentar, na frescura e no crescimento.

Nick Eagleton, director criativo da The Partners, salientou que o trabalho com a Jerónimo Martins não foi apenas o de criação de identidade, mas de storytelling. «A alimentação não é apenas negócio. É a vida das pessoas», referiu. E acrescentou que se é verdade que toda a gente conhece a Jerónimo Martins, poucos conhecem a sua história.

«Espero que a nova imagem – que adopta várias cores frescas e várias imagens vibrantes do mundo alimentar – seja duradoura», comentou. Sara Miranda garante que assim será.

O processo de desenvolvimento da nova marca decorreu ao longo de nove meses tendo o resultado sido apresentado à comunicação social esta manhã antes da inauguração oficial do Centro Logístico na Região Norte, em Alfena (Valongo), onde estava confirmada a presença do primeiro-ministro António Costa, o presidente do Conselho de Administração da Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, e o presidente da Câmara Municipal de Valongo.

Texto de Maria João Lima

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