Jameson quer crescer com sabor a laranja
Se a ideia que tem de Jameson é de um whisky tradicional, esqueça. E o seu mais recente lançamento, com sabor a laranja, só o vem provar. A marca irlandesa, distribuída em Portugal pela Pernod Ricard, quer piscar o olho a mais consumidores, pelo que apostou na entrada no segmento de Sabores, em crescimento no nosso mercado nacional.
Joana Franco, head of Marketing da Pernod Ricard Portugal, confirma que o «objectivo desta inovação passa também por recrutar novos consumidores, abertos a novas experiências de consumo», fazendo crescer a marca no seu todo. E a avaliar pelas primeiras semanas nos pontos de venda e de consumo, a responsável diz-se confiante!
O mercado de sabores continua em crescimento. Mas acredita que os consumidores portugueses reagem da mesma forma à procura e compra de uma água com sabores como à de um whisky?
Temos verificado, ao longo dos últimos anos, uma tendência que aponta para o aumento da procura do consumidor por bebidas com novos sabores. De facto, por si só, este factor não aponta para o desejo de o consumidor escolher whisky com sabores. No entanto, sabemos que a categoria “flavour” está em franco crescimento no sector das bebidas espirituosas e, através de estudos de consumidor, sabemos que o consumidor está receptivo a este tipo de produtos, especificamente em relação a Jameson Orange.
É importante explicar que Jameson Orange é feito com a base de Jameson Irish Whiskey, com a adição de aromas naturais de laranja mas, tecnicamente falando, é uma bebida espirituosa com uma graduação alcoólica de 30%, e não um whiskey.
Sendo um produto mais tradicional e ainda consumido por uma faixa etária mais velha, em que medida é que este movimento – caso tenho boa adesão – pode também ajudar a rejuvenescer a base de clientes da marca?
Conhecemos bem o nosso consumidor e sabemos que se trata de um target que acaba por ser fiel à marca e atento à qualidade do whisky que compra. Sabemos que Jameson é um whisky normalmente consumido por um consumidor mais jovem, quando comparamos com o consumidor da categoria, mas, ainda assim, estamos conscientes que nem todos os amantes de Jameson Original – que é um whiskey por excelência – vão ser consumidores de Jameson Orange, uma bebida espirituosa com menos de 40% de graduação alcoólica e um sabor cítrico proveniente dos aromas 100% naturais da laranja.
No entanto, o objectivo desta inovação passa também por recrutar novos consumidores, abertos a novas experiências de consumo, que podem entrar na categoria de “whisky” através de Jameson Orange.
Tendo em conta que se trata de um produto que acaba por ser novo, exige maior esforço de comunicação? Há eventos e trabalhos pensados para fomentar o seu consumo e compra?
O nosso objectivo, enquanto marca, numa fase de lançamento e implementação de uma nova bebida no mercado, consiste em dar a conhecer esta novidade ao maior número de pessoas. Numa primeira fase, logo no Jameson Arraial St. Patrick’s Broweddings Edition, que teve lugar no Capitólio no passado dia 19 de Março, decidimos dar a conhecer em primeira mão esta bebida, precisamente para ter oportunidade de mostrar, de forma natural, que se trata de uma bebida absolutamente distinta.
Numa fase posterior, e após termos anunciado Jameson Orange e de termos começado a distribuição do produto, vamos arrancar com um conjunto de acções de comunicação e experimentação. Estão pensadas precisamente para mostrar ao consumidor que Jameson Orange é um produto refrescante, de elevada qualidade, ideal para beber ao final de tarde/início de noite com os amigos.
Desde que chegou ao mercado, qual tem sido a resposta a esta proposta?
Nesta fase ainda não conseguimos dar um feedback representativo, visto o produto estar disponível há muito pouco tempo no mercado. No entanto, e cingindo-nos ao feedback directo que pudemos ter em primeira mão no Arraial St. Patrick’s, é muito positivo. Todos os convidados tinham direito a, pelo menos um, Jameson Orange no evento e as opiniões que tivemos foram muito positivas. Acrescento ainda que, antes do lançamento do produto, foi também efectuado um estudo de mercado, onde o consumidor português o pontuou muito bem. Por isso, estamos muito confiantes.
E que perspectivas tem para o mercado português? O facto de sermos altamente experimentalistas pode ajudar?
As nossas perspectivas são bastante optimistas. Sabemos que o consumidor actual de whisky é muito tradicional e que pode não estar tão disponível para experimentar. No entanto, Jameson é uma marca com um perfil de consumidor mais jovem (comparativamente com a categoria de whisky), o que nos dá uma confiança e credibilidade extra para lançar esta inovação. Por outro lado, Jameson Orange é um produto com um perfil muito específico e que acreditamos que será uma excelente alternativa a outras categorias de bebidas espirituosas, com o gin, vodka ou rum… Por último, sim, o facto de o mercado português ser mais aberto a estas experiências é também um factor que nos dá mais confiança perante esta nossa decisão estratégica de inovação.
Texto de M.ª João Vieira Pinto