Já se cruzou com uma cabine transformada em biblioteca?
As cabines telefónicas caíram em desuso, especialmente desde que sair de casa sem o telemóvel se tornou quase um mito. Mas a Fundação Portugal Telecom quer dar nova utilidade a este equipamento, reconvertendo as cabines em pequenas bibliotecas.
Lançado em 2012, o projecto aumenta para seis o número de cabines que acolhem livros ao estender a iniciativa a Coimbra. Em parceria com a associação Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra, a fundação instalou uma Cabina do Livro Vadio no Parque Verde do Mondego.
O nome atribuído a esta cabine em especial deve-se ao facto de estar integrada no projecto “Livro Vadio” do Exploratório, que tem como objectivo promover hábitos de leitura, especialmente nas áreas de ciência e tecnologia. No interior da cabine transformada em biblioteca, cujo acesso é livre, é possível encontrar livros cedidos por diversas entidades e editoras, consultá-los no local ou levá-los para casa.
A Cabina do Livro Vadio, em Coimbra, é inaugurada hoje e estará aberta de terça a sexta-feira, entre as 9h30 e as 17h30, e aos fins-de-semana e feriados, das 10h às 18h. As restantes cinco cabines dinamizadas pela Fundação Portugal Telecom encontram-se em Barcelinhos em Barcelos, Praça de Londres em Lisboa, Ponta Delgada nos Açores, Vila Nova de Milfontes e Ponta do Sol na Madeira.