Já fez a lista de compras? Começa hoje a Black Friday e este é o guia que precisa para não se deixar enganar
É hoje, dia 29 de novembro, que se assinala, oficialmente, a Black Friday. Apesar de ter havido descontos e promoções ao longo do mês já a antever este dia, a verdade é que só hoje é que acontece.
Como tal, a Marketeer reuniu uma série de dicas, com a ajuda da DECO PROteste, para que aproveite realmente os melhores descontos sem se deixar enganar:
Os verdadeiros achados “esgotam mais depressa”
Nuno Pais de Figueiredo, porta-voz da DECO PROteste, frisa que as campanhas Black Friday não se limitam apenas ao dia de hoje e, por esse motivo, há que estar atento. Isto porque há produtos cujo preço pode não ter um desconto assim tão benéfico, mas também há outros que são verdadeiros achados e esses “esgotam mais depressa”.
“O que vale realmente a pena acaba num instante. As lojas, de acordo com a lei, devem apresentar um desconto aplicado sob o preço mais baixo a que o produto esteve à venda nos últimos 30 dias, na mesma loja – antes de o início da promoção. Por isso, em condições normais, a Black Friday é uma época de oportunidades”, afirma o porta-voz da organização de defesa do consumidor.
Vestuário e eletrónica? Os descontos que podem ter mais impacto
Segundo Nuno Pais de Figueiredo, os “mais procurados nesta época são vestuário, eletrónica, brinquedos e pequenos eletrodomésticos”, sendo que a grande maioria dos clientes “procura vestuário e eletrónica”. São precisamente estes últimos que “são normalmente os produtos em que os descontos podem ter um impacto maior na carteira dos consumidores”.
Desconfie de “super descontos”
“Deve desconfiar sempre dos denominados ‘super’ descontos. Mas, acima de tudo, se possível, deve fazer o trabalho de casa. Isto é, informe-se sobre os preços antes de começar a Black Friday, e deve fazê-lo em várias lojas. Fazer comparações ajuda a tomar a melhor decisão”, aconselha o porta-voz da DECO PROteste.
Por isso, se já tem a lista do que gostava de comprar, compare, pesquise em várias lojas e escolha a que lhe garante realmente o melhor desconto.
Para facilitar este trabalho, a DECO PROteste tem a ferramenta “Comparar Preços“, que “permite, por exemplo, ver a evolução do preço numa loja nos últimos três meses”. Recorrendo a esta, poderá ver se “está a fazer, ou não, um bom negócio se comprar nesta ou naquela loja”.
Faça uma lista, saiba com antecedência o que realmente precisa
“Se souber com antecedência que produtos vão estar em promoção, será mais fácil confirmar se são boas oportunidade e se esta é ou não a melhor altura para comprar”, afirma o especialista.
Deve ainda procurar este tipo de informação em folhetos ou assinando as newsletters das lojas que mais lhe interessam.
O impulso não é bom conselheiro
No ato da compra, esta deve ser ponderada. Isto porque comprar por impulso pode mesmo ser meio caminho andado para o engano, e para “se deixar iludir pelas campanhas que, por vezes, podem induzir o consumidor em erro”.