IVA Zero aumenta poder de compra. Produtos de limpeza, cerveja e marisco são as categorias que mais cresceram
Em Portugal, no momento de encher o carrinho de compras, verificava-se uma tendência de os consumidores se deslocarem mais vezes aos locais de compra, mas adquirirem menos produtos de cada vez.
A implementação do IVA Zero pode ter ajudado a inverter esta propensão, já que ao pouparem no cabaz de produtos essenciais abrangido pela medida, os portugueses ficaram com mais disponibilidade para comprar outros itens.
De acordo com o estudo Shopper Insights T2 2023, realizado pela Kantar, nos produtos fora da alçada do IVA Zero houve um aumento de 6% e o gasto por cada compra cresceu 3%. As categorias que mais cresceram foram as dos produtos de limpeza para a casa, as cervejas, o marisco e a pastelaria. Já no cabaz do IVA Zero, o volume de cada acto de compra aumentou apenas 1%.
A medida terá também dado um impulso às marcas de fabricante (MDF), que, dentro do cabaz do IVA Zero, registaram um aumento de quota de marcado de 2,5 pontos percentuais em relação às marcas de distribuidor (MDD).
Categorias como o leite UHT e bebidas vegetais, o arroz, o óleo ou o atum em lata foram aquelas em que as MDF mais beneficiaram. A redução do gap de preço levou alguns consumidores a regressarem às marcas da sua preferência quando, nos últimos períodos, tinham optado por escolher as MDD.
Os dados da Kantar destacam ainda um aumento no consumo em Portugal, quer dentro quer fora de casa. Do total de gastos dos portugueses com alimentação e bebidas, 68% foi para consumo in home. Para comerem fora, os consumidores apostam agora em ocasiões de consumo menos dispendiosas, como pequenos-almoços, almoços e lanches e não tanto, por exemplo, em jantares.
«O ponto de venda é, hoje, um local onde as marcas devem apostar em marketing activo. Os compradores têm cada vez mais pontos de contacto nas lojas. As marcas de fabricante têm a ganhar se aumentarem as suas exposições secundárias em loja, nomeadamente duplicando com outras categorias ou fazendo acções nos pontos de venda, e se trabalharem as suas embalagens de forma a tornarem-nas mais atractivas e cativantes aos olhos dos compradores», explica, em comunicado, Marta Santos, Clients and Analytics director da Kantar.