Os cursos universitários com futuro mais incerto, segundo a inteligência artificial

Notícias
Marketeer
31/12/2025
16:32
Notícias
Marketeer
31/12/2025
16:32


Partilhar

A rápida evolução da inteligência artificial (IA) está a transformar o mercado de trabalho e a levantar novas questões sobre o futuro do ensino superior. De acordo com uma análise divulgada pelo jornal espanhol 20 Minutos, os sistemas de IA identificaram cinco cursos universitários que poderão perder relevância nos próximos anos, devido à automatização e à digitalização acelerada da economia.

Como já seria de esperar, as áreas das humanidades surgem entre as mais afetadas, com os cursos de Literatura, Filosofia e História a enfrentarem um contexto particularmente desafiante, uma vez que a capacidade da IA para gerar, analisar e resumir textos reduz as oportunidades profissionais em setores como a investigação académica, a tradução e a docência tradicional.

Além das Humanidades, os estudos em Jornalismo e Administração de Empresas também são preocupantes, uma vez que a produção de conteúdos padronizados e tarefas repetitivas também surgem como vulneráveis à automação, caso não integrem competências digitais e tecnológicas nos seus planos de estudo.

Para lá destas cinco áreas, o Direito, o Turismo e a Hotelaria são outras das que enfrentam um cenário complexo. Enquanto na área jurídica, o avanço da IA ​​está a automatizar tarefas rotineiras, no turismo e hotelaria as plataformas de reservas online e a digitalização de processos também estão a reduzir empregos tradicionais.

No entanto, a análise sublinha que isto não se trata do desaparecimento imediato destas formações, mas de uma perda gradual de peso no mercado de trabalho, sendo que os próprios sistemas de IA alertam que o futuro não passa por evitar estas áreas, mas por adaptá-las às novas exigências do mercado.




Notícias Relacionadas

Ver Mais