Instagram Reels já chegou a Portugal: guia para o novo rival do TikTok

A partir de hoje, os utilizadores do Instagram em Portugal podem fazer Reels. Tal como as Stories, são uma ferramenta disponível dentro da app (em vez de uma plataforma independente) e prometem ser o mais recente rival do TikTok. Isto porque consiste na gravação e edição de vídeos de 15 segundos a patir de vários clipes, recorrendo a efeitos, áudio e outras funcionalidades de edição.

“A expectativa com o Reels é que as pessoas se expressem livremente enquanto entretêm os amigos e seguidores, seja através de uma nova dança ou para espalhar a palavra sobre um assunto que considerem relevante”, explica o Facebook, que detém o Instagram.

Se os conteúdos forem publicados por uma conta de Instagam pública, poderão ficar disponíveis numa nova comunidade dedicada ao Reels integrada no separador de Pesquisa. No caso de contas privadas, apenas os seguidores poderão ver os vídeos.

Como criar um Reel?

Basta seleccionar a opção Reels na parte inferior da câmara do Instagram para começar a explorar a novidade. A partir daí, fica disponível um leque de ferramentas de edição que podem ser acedidas no lado esquerdo do ecrãs. Entre elas, destacam-se:

Áudio – Os utilizadores podem pesquisar uma música ou usar áudio original. No segundo caso, se a conta for pública, o áudio passa a estar disponível para qualquer pessoa, criando uma espécie e cadeia de reels.

Efeitos de Inteligência Artificial – O efeito “Green Screen”, por exemplo, coloca os utilizadores em frente a um cenário que esteja na galeria de fotografias do telemóvel.

Temporizador e contagem regressiva – O temporizador pode ser programado para gravar um reel sem preocupações, explica o Facebook. Quando se inicia uma gravação, começa uma contagem regressiva (3-2-1).

Alinhamento – Se o utilizador alinhar objectos do clipe anterior antes de gravar o próximo, é possível criar transições entre videos. Trocas de roupa são uma das possibilidades.

Velocidade – É possível acelerar ou desacelerar um vídeo ou uma parte de um vídeo. Esta ferramenta poderá ser útil para pode fazer conteúdos em câmara lenta, por exemplo.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...