Instagram poderá lançar app de mensagens temporárias para rivalizar com o Snapchat

Notícias
Marketeer
10/02/2026
17:50
Notícias
Marketeer
10/02/2026
17:50


Partilhar

A Meta, empresa-mãe do Instagram, estará a desenvolver internamente uma aplicação que recria uma das funções mais identificativas do Snapchat: o envio de mensagens que desaparecem depois de visualizadas. A informação, avançada pelo Business Insider, indica que o projeto que estará a ser designado internamente como “Instants” ainda está em fase de desenvolvimento.

O conceito base da eventual nova app é simples e reconhecível, assentando na possibilidade de os utilizadores poderem partilhar fotos que desaparecem após serem vistas e que expiram 24 horas depois de enviadas. Este formato, que esteve no cerne da proposta original do Snapchat há mais de uma década, está agora a ser testado como um produto separado da aplicação principal do Instagram.

Embora o protótipo ainda não esteja em testes públicos, o Instants reflete uma tendência já visível no próprio Instagram, sendo que a Meta tem vindo a testar uma funcionalidade com nome similar — anteriormente denominada “Shots” — e integrada na interface principal, que permite aos utilizadores enviar fotos diretamente nas mensagens privadas que desaparecem após serem abertas.

O desenvolvimento de Instants surge tendo em conta o comportamento dos utilizadores de redes sociais, que tem passado de interações públicas para uma preferência por trocas mais privadas e pessoais. O próprio CEO do Instagram, Adam Mosseri, já tinha comentado sobre esta mudança de paradigma, em que a partilha acontece cada vez mais através de mensagens diretas e menos através de conteúdos públicos no feed ou stories.

Embora já exista um protótipo interno, a Meta indicou que a app Instants ainda não está em testes externos e que a sua disponibilização ao público não é garantida, o que significa que a empresa pode ainda estar a avaliar se vale realmente a pena transformar a proposta num produto comercial ou permanecer como teste dentro do ecossistema Instagram.




Notícias Relacionadas

Ver Mais