IKEA declara guerra ao plástico. O fim chega já em 2028
A IKEA anunciou que, até 2028, vai eliminar todo o plástico das embalagens dos seus produtos. O processo vai acontecer em diferentes fases, com as novas gamas a completarem a alteração já dentro de três anos. Por outro lado, aquelas que já existem deverão concluir o processo no prazo de sete anos.
“Em linha com o compromisso de ter um impacto positivo nas pessoas e no planeta”, refere a marca em comunicado, a IKEA ambiciona contribuir para um mundo sem desperdício, ajudando a reduzir a poluição e, ao mesmo tempo, levar a indústria a pensar em alternativas recicladas e recicláveis.
«Este é um passo muito importante neste caminho para sermos um negócio circular e com impacto positivo no clima», afirma Ana Barbosa, responsável de Sustentabilidade da IKEA Portugal. De acordo com a mesma responsável, embora se trate de um grande desafio, trata-se de uma mudança fundamental, que só será possível através do estabelecimento de metas e objectivos muito concretos e da formação de parcerias com fornecedores.
«Esperamos que esta medida inspire outras pessoas, empresas e indústrias a agir», diz. Ainda que, actualmente, menos de 10% do volume total de materiais utilizados nas embalagens pela IKEA corresponde a plásticos, a marca salienta que é possível que seja necessário manter algumas embalagens deste material na gama alimentar. Isto para garantir os padrões de qualidade e segurança alimentar.