As ideias altamente criativas estão a provar ser duas vezes mais eficazes do que a média das ideias premiadas em criatividade, revela o novo relatório The Health of Creativity 2025, da WARC. O estudo mostra que, quando uma campanha é altamente reconhecida pela sua criatividade, a probabilidade de ser também premiada pela sua eficácia sobe de 21% para 44%.
O relatório analisa dados do WARC Rankings e confirma que a criatividade continua a ser um fator determinante no sucesso das campanhas publicitárias. “Provas crescentes mostram que a criatividade é um motor essencial do desempenho das campanhas”, afirma Amy Rodgers, responsável de conteúdos do WARC Creative.
Entre as principais conclusões do relatório destacam-se:
Eficácia comprovada: 21% das ideias premiadas por criatividade receberam também prémios de eficácia, e 6% foram consideradas altamente eficazes, entrando para o WARC Effective 100.
Compromisso criativo: Campanhas mais duradouras, com maior investimento mediático e presença em múltiplos canais tendem a gerar melhores resultados em vendas, quota de mercado e construção de marca.
TV em transformação: Apesar de continuar a ser eficaz em estratégias de storytelling e emoção, a televisão como canal principal tem vindo a perder relevância, liderando apenas 26% das campanhas de topo em 2025.
Foco em valor de marca: 57% das ideias mais criativas e eficazes visam reforçar o valor da marca, cumprindo promessas através do desempenho do produto, publicidade e estratégia de preços.
Impacto mensurável nas vendas: 61% das ideias mais criativas e eficazes tiveram impacto direto nas vendas.














