IA em kWh: Como a Inteligência Artificial está a poupar energia e a ganhar consumidores

Por Carolina de Almeida, Head of Marketing Consumer Eletronics da Samsung Portugal

Num mundo onde a palavra sustentabilidade ganha cada vez mais um sentido de urgência, é imperativo em esta seja uma temática trabalhada, não só pela área corporativa, mas também por cada um de nós enquanto consumidores. Efemérides como o Dia Mundial da Eficiência Energética relembram-nos de que, mais do que um conceito, este é agora um estilo de vida que deve ser praticado por todos, em áreas tão distintas como a tecnologia.

O “salto” que marcou a curva de crescimento da Inteligência Artificial (IA) fez com que, no espaço de um ano, esta se tornasse o centro do nosso dia a dia, passando pelas nossas casas, rotinas e agenda mediática do País. Aliada ao conceito de sustentabilidade, a IA traz-nos um leque de oportunidades, que permite uma monitorização constante e uma aprendizagem através dos dados de cada um, melhorando a nossa literacia financeira e ambiental, tornando-nos mais conscientes do que gastamos, seja ao nível de recursos seja, até, em valor monetário.

Atualmente, registam-se cada vez mais marcas no mercado que recorrem à introdução da Inteligência Artificial em prol do consumidor, aplicando-a em diferentes linhas dos seus produtos, permitindo uma rotina de monitorização diária da sua utilização, controlando gastos e utilizações. Ao comunicar esta utilização de formas cada vez mais criativas e eficazes, as marcas fazem um caminho que se torna tangível aos olhos do consumidor, demonstrando por A mais B como as suas inovações e produtos podem acrescentar mais valias à rotina de quem os compra.

As campanhas de marketing e comunicação já não se limitam a destacar características técnicas dos produtos. Hoje, contam histórias de impacto real, onde a tecnologia adota um papel principal. Integrando a gestão energética resultante da análise rápida de dados de forma computorizada, as marcas podem comunicar um benefício duplo percetível para todos: a nível micro, poupança financeira, a nível macro, um impacto ambiental reduzido.

Mais do que comunicar tecnologia, a diferença está em quem reforça as suas mais valias na rotina dos consumidores, mostrando em como o seu dia a dia pode ser simplificado, através da redução dos custos das suas finanças pessoais ou do tempo que este dedica às tarefas diárias. Por exemplo, uma tecnologia que integra plataformas conectadas poderá demonstrar o impacto dos seus produtos em tempo real, permitindo que os utilizadores monitorizem e otimizem o consumo energético dos seus eletrodomésticos, explorando esta funcionalidade como um argumento central na comunicação da marca.

A demonstração é cada vez mais valorizada nestes casos, pois campanhas que integram situações interativas, como simulações do impacto financeiro das funcionalidades de IA, permitem aos consumidores visualizar o benefício imediato da adoção destas estratégias. A combinação entre storytelling e experiência do utilizador é um meio eficaz para transformar a eficiência energética num tema atrativo e relevante. Na verdade, um dos grandes desafios é converter a informação técnica em mensagens simples e envolventes, daí o conteúdo em vídeo, por exemplo, ganhar relevância dentro do conteúdo consumido pelo utilizador todos os dias.

Através de conteúdos digitais, vídeos explicativos e parcerias com influenciadores especializados em tecnologia e sustentabilidade, as empresas conseguem aproximar-se do consumidor de forma autêntica e eficaz. Relatórios detalhados sobre consumo energético e recomendações personalizadas, criadas através do recurso à Inteligência Artificial, são também ferramentas de comunicação eficazes, permitindo que os consumidores compreendam melhor o impacto das suas escolhas nas suas rotinas e, sobretudo, no Mundo que os rodeia.

A Inteligência Artificial aplicada à eficiência energética não é apenas uma vantagem tecnológica, mas um argumento poderoso para o marketing das marcas modernas. Estratégias de comunicação bem estruturadas devem destacar, não apenas os benefícios técnicos, mas também a experiência do utilizador e o impacto positivo no dia a dia.

Uma marca que investe em campanhas focadas na eficiência energética e no papel da IA na gestão doméstica – não apenas no Dia Mundial da Eficiência Energética, mas sempre – reforça o seu posicionamento como uma marca inovadora e consciente. À medida que os consumidores se tornam mais exigentes e informados, as marcas que conseguirem transformar a tecnologia em valor percecionado ganharão vantagem competitiva, conquistando não só a mente, mas também o coração dos seus clientes.

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