A Happy Brands é responsável pela criação da identidade visual da Agência para o Clima (ApC), o novo organismo público português destinado a coordenar as políticas de ação climática no país. A apresentação da marca aconteceu durante a COP30, em Belém do Pará, Brasil, perante decisores internacionais, especialistas e representantes governamentais.
A Agência para o Clima tem como missão fortalecer a capacidade nacional de resposta à crise climática, gerir fundos ambientais, assegurar o cumprimento das metas de redução de emissões e promover o desenvolvimento de tecnologias limpas que acelerem a descarbonização da economia portuguesa, refere o comunicado envido à Marketeer.
A identidade visual criada pela Happy Brands procura refletir os valores centrais da ApC: integridade, transparência, colaboração, rigor institucional e uma visão positiva do futuro climático de Portugal. Segundo Tiago Charrua, CEO da Happy Brands, “era essencial conceber uma marca forte e distintiva para uma instituição que pretende reforçar o paradigma da política climática em Portugal. O resultado é uma identidade moderna, flexível e capaz de comunicar com diferentes públicos, mantendo sempre o rigor e a credibilidade indispensáveis a um organismo público.”
A paleta de cores inspira-se nos mapas climáticos globais, sublinhando o compromisso nacional com a ação climática. O símbolo incorpora uma metáfora visual para o tempo em mudança, reforçando a urgência de adaptação, inovação e resposta coletiva. A linha gráfica inclui todas as peças de lançamento, físicas e digitais, e definirá o território visual da comunicação da ApC nos próximos anos.
Para Ana Teresa Perez, presidente do Conselho Diretivo da ApC, “esta identidade assinala o início de uma nova etapa para Portugal na ação climática, reforçando o compromisso do país com políticas públicas eficazes, próximas da sociedade e orientadas para resultados. É fundamental que a população reconheça esta marca e a associe de forma clara à Agência para o Clima, reforçando a confiança nas políticas e na ação climática do país.”












