Há uma mensagem oculta nas garrafas de Coca-Cola. Já reparou?

Os logótipos das marcas mais conhecidas ficam tão enraizados nos nossos cérebros que é difícil acreditar que algum pormenor possa passar despercebido. E, no entanto, existem dezenas de mensagens secretas nos logótipos das empresas e, quando as encontramos, é impossível não as vermos. A Coca- Cola é um deles.

O tipo de letra da Coca-Cola é, por si só, um ícone. Mas se olharmos com um pouco mais de atenção temos uma revelação: um aceno à felicidade.

Muitos acreditam que a extensão em forma de fita no primeiro “C” da Coca-Cola é, na verdade, um sorriso. Em teoria, isto está de acordo com a mensagem geral da Coca-Cola de que a clássica bebida gaseificada traz felicidade a todos os que a apreciam. E os slogans anteriores da Coca-Cola incluíam “Have a Coke and a Smile” (Beba uma Cola e sorria), “Open Happiness” (Felicidade aberta)  e “Taste the Feeling” (Saboreie o sentimento).

Pediu-se a Reilly Newman, cofundador do estúdio de branding Motif Brands, sediado na Califórnia, que desse uma opinião profissional. “O logótipo da Coca-Cola tornou-se um ícone americano mergulhado em nostalgia e sabor. O aspeto de assinatura da marca nominativa ajuda o logótipo da marca a ser autêntico e refrescante. Flui visualmente à medida que a tipografia forma cada letra.”

Então, qual é a mensagem oculta? “As fitas parecem um líquido abstrato, enquanto as formas têm curvaturas positivas que, sim, parecem sorrisos”, afirma Newman.

Newman observa também que a fluidez e os ângulos positivos do logótipo ajudam o cérebro do consumidor a registar sentimentos mais positivos, deslizando da esquerda para a direita através da marca nominativa.

Como é conhecido, foi John S. Pemberton, um farmacêutico, quem inventou a Coca-Cola em 1886. De acordo com o site da marca, acredita-se que o seu contabilista F.M. Robinson tenha criado a primeira iteração do logótipo da Coca-Cola.

Segundo consta, ele referiu que “os dois Cs ficariam bem em publicidade.” De facto, ficaram. Robinson sugeriu o nome e escreveu a agora famosa marca registada “Coca-Cola” em escrita spenceriana, que era popular na altura. Embora o logótipo tenha evoluído ao longo do último século e meio, ainda é possível ver as suas raízes na versão atual.

Apenas quatro anos após a criação, em 1890, o logótipo da Coca-Cola ganhou uma pitada de drama extra, com a adição de mais redemoinhos para o tornar mais forte. Foi nesta altura que se tornou mais próximo do estilo da Coca-Cola que conhecemos hoje. Mas, na verdade, é quando se chega à renovação do logo em 1969 que se torna marcante. Foi nesta altura que a marca começou a utilizar um tipo de letra branco numa caixa quadrada vermelha, com a fita branca a florescer por baixo.

Embora se acredite que Robinson tenha criado o primeiro logótipo da Coca-Cola, Louis Madarasz, um calígrafo do Texas, insistiu que tinha sido ele a desenhá-lo. Robinson refutou este facto durante um processo judicial em 1914, insistindo que foi ele e Frank Ridge que o criaram. Infelizmente, Madarasz faleceu em 1910 e nunca teve a oportunidade de apresentar a sua versão da história.

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