Há mais consumidores por aí!
A sociedade tem vindo a sofrer profundas alterações e com grande significado no mercado, no consumo. Portugal é hoje o país mais envelhecido da União Europeia: mais de metade da população tem mais de 50 anos e 24% tem mais de 65. Estes consumidores são uma verdadeira gold generation, com poder de compra e com uma nova energia. No entanto, uma larga maioria das campanhas e acções de comunicação são muito orientadas para um público jovem. Estão as marcas e empresas a responder à realidade actual? Ou continua a haver receio, e mesmo tabus, de orientar a comunicação para os mais velhos? Também sabemos que a segmentação já não se faz pelas variáveis de há alguns anos. Hoje, há uma matriz muito complexa, misturando idade, rendimentos, hábitos, perfis, interesses, novas tendências e muito mais. As marcas já se aperceberam, por exemplo, das mudanças que os imigrantes estão a trazer para o mercado português? Sim, marketeers: há mais consumidores por aí!
Texto de Beatriz Caetano, Daniel Almeida e Maria João Lima