Lisboa está prestes a receber uma nova proposta digital que promete revolucionar o setor dos Tuk Tuks: chama-se GoTuk e é uma plataforma que visa “facilitar a comunicação entre passageiros e guides, regulamentando e organizando o mercado de Tuk Tuks em Lisboa”, conforme descrito pela marca.
Através de uma aplicação móvel intuitiva, disponível para iOS e Android, a GoTuk apresenta-se como uma solução para problemas antigos do setor, como a falta de transparência nos preços, a dificuldade em agendar tours e a fraca visibilidade dos guias turísticos. Tudo isto, promovendo uma alternativa mais ecológica ao transporte urbano.
Numa cidade que recebe, em média, 6,2 milhões de turistas por ano, a GoTuk aposta em tendências emergentes como mobilidade sustentável, experiências autênticas e personalizadas e soluções digitais. A aplicação permite reservas simples, perfis verificados com avaliações, preços visíveis e sugestões de roteiros culturais. A marca sublinha ainda o impacto económico positivo que pretende gerar ao “estimular o empreendedorismo local” e “fortalecer o comércio, a restauração e os eventos”.
Com mais de mil Tuk Tuks a operar na capital, o setor apresenta um potencial considerável, apresentando-se a GoTuk como resposta aos principais desafios identificados.
A marca procura agora parceiros estratégicos que partilhem os seus valores. Entre os benefícios de parceria apontados no documento oficial, destacam-se a “exposição direta ao público turístico”, campanhas promocionais exclusivas na app, comunicação conjunta e a associação a “um projeto sustentável e regulamentado”.














